Uma década de Aconchego Carioca, um boteco que virou um dos melhores restaurantes do Rio


Em um desses concursos gastronômicos para os quais sou convidado a dar os meus pitacos, eu votei no Aboim como melhor boteco (ou seria pé-sujo?) da cidade. Uma amiga me interpelou:
– Mas você não gosta do Aconchego Carioca? Para mim, é o melhor boteco do Rio.
Ao mesmo tempo vi a Katia Barbosa comemorando a conquista de um prêmio similar.
Lamento discordar. Mas o Aconchego Carioca, que aliás está completando 10 anos de vida esta semana, não é um boteco. Muito menos, um pé-sujo. É um dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro. Entre os dedicados à cozinha brasileira, é hoje o melhor. Não posso votar nele como boteco. É um restaurante, dos bons.
A Katia Barbosa é uma espécie de Roberta Sudbrack. Autodidata, intuitiva, autêntica. Sou fã das duas.


Ela é uma visionária. Muito antes de as cervejas especiais entrarem na moda ela já tinha uma geladeira cheia delas. Muito antes de a Praça da Bandeira virar, digamos, polo gastronômico, ela já tinha apostado na região para abrir o seu bar. E, além disso, ela inventou o bolinho de feijoada, que não tenham dúvidas: é uma das maiores invenções da cozinha brasileira de todos os tempos. Uma glória.


Atualmentetodo mundo faz bolinho de feijoada. A receita está se espalhando pelo Brasil inteiro. UM dia, vai acontecer como aconteceu com a Academia da Cachaça, onde foi criado o escondidinho. Hoje, é um prato nacional. Ninguém se lembra que nasceu ali, no Leblon. Pode anotar, há de acontecer o mesmo com o bolinho de feijoada. A difusão da receita não é uma usurpação, mas uma homenagem. Viva a Kátia!!!



Ela tem a virtude de jamais estar satisfeita. Assim, se mudou para o outro lado da rua, para um espaço maior, há uns três anos.

Aos poucos, foi lançando novidades no menu, como os bolinhos de feijão branco com rabada, para muitos (não eu), ainda melhor que o de feijoada, o pudim de cachaça, e tantas novas receitas (ontem, ela me disse que vai lançar novos pratos em breve, e que vai me convidar para ser “cobaia”… adoro ser cobaia de cozinheiros). Foi multiplicando os espaços da casa, primeiro abrindo um terraço delicioso, depois, uma cozinha na cobertura. Agora, vai abrir filial em São Paulo.

Ontem almocei lá. Como sempre, sublime. Comi bolinhos de feijoada, é claro. E também essa preciosa costelinha de porco com molho de goiabada. Obra-prima, ainda mais com esses pastéis de angu com queijo. Ai ai ai… Foi só para inspirar esse texto, e apresentar a casa a uma amiga.
Porque esse post é para parabenizar a casa pelos seus 10 anos de vida. Viva, viva!

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

8 Respostas to “Uma década de Aconchego Carioca, um boteco que virou um dos melhores restaurantes do Rio”

  1. Welles Batista Says:

    Esta costelinha com pastel de angú é realmente uma delicia.. . Finalizada com o pudim de cachaça e regada na Paulaner….hummmm… Aliás qualquer coisa quer a Kátia inventa é o máximo…

  2. Celso Araujo Says:

    O bolinho de feijoada não vale o preço, mas nem de longe.

    De resto, o Aconchego é uma boa casa.

    • brunoagostini Says:

      Celso, respeito a sua opinião, mas acho que vale cada centavo. Poderia custar o dobro que eu pagaria. O triplo. É a glória.

  3. Júlio Castro Says:

    B runo , qdo vc aparecer no aconchego conheça tb o bar de frente.
    fica na Barão de Iguatemi 300 e poucos.È super esperto.

  4. Júlio Castro Says:

    Como acho o post.

  5. Maysa Alexandrino Says:

    Tenho vergonha de dizer que ainda não conheço o Aconchego… Definitivamente está na minha “eatlist” do Rio. Adorei a aula da Katia no Rio Gastronomia 2013. Desta fez foi para ensinar a fazer o bolinho de virado à paulista.
    Em breve!!! 🙂
    Bjoss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: