Ristorante Anna conquista o diploma de “buona cucina 2012” da Accademia Italiana della Cucina

Alguns dias atrás o ristorante Anna, em Ipanema, recebeu o título de “Buona Cucina 2012” da Accademia Italiana Della Cucina. Um jantar comemorativo marcou a entrega da honraria, com a presença de um baita comitê de italianos, muitos residentes no Rio, e outros muitos carioca que carregam no sobrenome a inequívoca orige, como os Caruso.
Foi uma noite festiva e animada na casa da família Aleixo, a mesma que comanda outras referências itálicas do Rio, o Fiorino, na Tijuca, o Artigiano, vizinho em Ipanema, e o Pomodorino, na Lagoa. Animada e saborosa.
Brindamos com prosecco. E também com taças de sgoppino, bebida que combina esse espumante com sorbet de limão. Siciliano, claro.
À mesa, grissini, pães e a foccacia, tudo “fatto” ali. E essa é uma das virtudes desses restaurante, como os outros da “famiglia”: massas, pães, molhos, caldos, tudo é produzido por eles. E esse artesanato faz diferença. O Pomodorino é das melhores relações custo-benefício da cidade, comida boa e barata diante da concorrência. É um endereço infalível, pela vista e, principalmente, pela comida, e pelos preço e boa oferta de vinhos, numa carta bem montada, feita sob medida para a “cucina italiana”.
O Anna é uma casa fina, com decoração caprichada, onde havia estado umas três vezes antes. Sempre comi bem. E naquela noite também foi assim.


Primeiro um carpaccio de polvo delicado, cortado em lâminas de espessura mínima, com poucas alparras, para não dominar demais a receita, um toque de azeite e pimenta-do-reino, e uma saladinha no meio. Outros foram no pato defumado com figo.


O primo foi um mezzelune d’agnello al rosmarino (meias-luas de massa verde de cordeiro ao alecrim), revelando a importância da massa caseira, cozimento no ponto certo, boa textura, um recheio saboroso e úmido. Acho que a especialidade da casa, e das outras casas da família, são mesmo as massas recheadas. São sempre, para mim, o ponto alto de qualquer jantar ali. Outros pediram ravióli nere di granseola alla zafferano (um ravióli negro de caranguejo ao açafrão). Os comensais que fizeram esta escolha pareciam felizes.


Para o secondo eu fiquei com o vitelo de leite ao forno com favas e ervilhas.


Outros preferiram camarões com cogumelos frescos e palmito. Estavam vistosos, e saborosos, porque dei uma provinha no prato do meu vizinho de mesa, o próprio João Aleixo, que toca os restaurantes com a irmã.


Na taça, um dos meus Brunellos preferidos, da Barbi. Ano 2006, em ótimo ponto para ser abatido.


Encerramos compartindo o “semifreddo al torrone com salsa d’albicocche”, que acredito dispensar tradução,…


… e o gelato di ciccolato e caffe gratinato allo zabaione, duo de sorvetes com casquinha dourada como creme brulée. E um belo Passito di Pantelleria Pellegrino 2009.


No final, um daqueles descendentes de italianos que lotavam o salão superior, Chico Caruso, meu vizinho de trabalho, se levantou e cantou.


Óperas, e uns clássicos do cancioneiro popular italiano.
Bravo!!!
Depois, ainda fez a graça de cantar algumas composições de seus shows, coisa meio privê, em volume mais baixo, e para menos gente. Ri muio, gargalhei demais.
Uma salva de palmas!

 

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

3 Respostas to “Ristorante Anna conquista o diploma de “buona cucina 2012” da Accademia Italiana della Cucina”

  1. Júlio Castro Says:

    Pelo visto foi uma noite e tanto.Família que sabe comandar fazendo saborosa comida e administrar restaurante tendo no final Chico Caruso.
    Sem comentários.Memorável.

  2. Ivan Says:

    Gosto muito do anna. Sempre como bem. O papardelle e’ uma bela massa quando fresca, tem la um muito bom com funghi. Os precos sao bem razoaveis, mas nao aceita cartao…

  3. Léo Says:

    espero que o serviço e o espaço entre as mesas tenha melhorado…fui na época da inauguração…o espaço entre as mesas era daquele tipo que se tinha que fazer acrobacia pra levantar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: