E o bar A Paulistinha voltou a funcionar, para alegria dos cariocas

Na última década o Rio perdeu muitos de seus bares e restaurantes mais tradicionais. A lista é longa, e tem perdas irreparáveis, como o Penafiel, o Le Coin e A Lisboeta, entre outros. Um desses desfalques na cultura etílica e culinária do Rio de Janeiro foi o fechamento de A Paulistinha, na Rua Gomes Freire, na Lapa, boteco miúdo que servia um dos melhores chopes da cidade, tirado de uma lendária e antiga serpentina.

A Paulistinha, apesar do nome, era um boteco tão carioca, mas tão carioca, que era, assim como alguns outros (bar da Dona Maria, na Muda, Paz e Amor, em Ipanema, Bip Bip, em Copacabana) que tinha até bloco de carnaval, e era um dos melhores lugares para emendar a folia depois do Bola Preta, isso no tempo em que era possível ir ao Bola Preta… Além disso, tinha um bolinho de bacalhau memorável,  e um dos melhores chopes do Rio, como já foi dito. Sem falar na sacanagem, aquele espetinho de queijo e salame, com múltiplas variações (no caso de A Paulistinha, era um naco de provolone, com salame, cebola, pimentão e tomate), que um certo dia fez sucesso nas festas feitas em casa, ali pelos anos 1970, 1980.

Mas há coisa de três ou quatro anos, a Paulistinha arriou as portas de ferro, para a tristeza de muitos.

Pois há algum tempo atrás, o Ataíde Venâncio, um camarada  om quem compartilho o gosto por botecos, e pelo vinho, me cantou a pedra. A Paulistinha vai reabrir.

– Mas e a chopeira?

– Tá lá, foi preservada, e vai continuar funcionando, jorrando chope – ele me garantiu, na ocasião.

Pois hoje ele me manda um e-mail, dizendo que A Paulistinha reabriu:

“Gostaria de Informar que o Bar A Paulistinha está de volta.

              Não é sonho, mas sim pura realidade….. Eu estive lá no Sábado e vi com meus próprios olhos… Não só vi como degustei aquele maravilhoso chope gelado, tirado naquela serpentina antiga de 90 metros…..
              Que Maravvvilllhhaa !!!!!!”
Pois eu compartilho da alegria, e divido a informação com o inestimável público que frequenta este boteco aqui.
Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro:clique aqui.
8 Respostas to “E o bar A Paulistinha voltou a funcionar, para alegria dos cariocas”

  1. Júlio Castro Says:

    Que boa informação.Chopps e sacanagem,estao fazendo falta por ali.Saí muitas vzs do largo do Caco e ia ate la a pe .Eu e td minha turma de 1972.SAUDADES.vOU ATÉ LÁ.

  2. Felinto Oliveira Says:

    Ouvindo a rádio globo no programa do Antonio Cerlos, soube que o Bar Paulistinha estava aberto. Cheguei a emocionar-me, porque tenho é história para contar…
    Que SURPRESA MARAVILHOSA!!! Alí comi muito os peixinhos fritos, e lógico, saboreando o espetacular chopp servido.
    Lembro que saía as vezes de lá e ia assistir um show no projeto seis e meia no teatro João Caetano e vice-versa.
    Poxa que benção de Deus, teve o empresário, que reabriu o nosso PAULISTINHA!!!!!! PARABÉNS MESMO E que DEUS te ILUMINE cada vez mais!!!
    Showwwwwwwwwwww……….!!!!!!!!!!!!!!
    Felinto

    • Douglas Says:

      Pessoal o bar A paulistinha passou por uma reforma mais agora está lindo , vamos chegar la , e ainda continua com aquele famoso petisco bolinho de bacalhau e a famosa sacanagem com o chopp gelado da Brahma… Toda sexta feira grupo de pagode

  3. Luiz Says:

    No Globo de 27/06/2013 conta que o Paulistinha tinha fechado por falta de alvará da prefeitura. Em época de renuncia fiscal a prefeitura cria caso para quem paga imposto e quer dar emprego. ABSURDO.

  4. humberto de deus Says:

    Frequentei bastante A Paulistinha,pois lecionava no Curso Tamandaré da Rua da Constituição nas décadas de 80/90 e nas horas vagas eu alguns amigos íamos para lá beber chopps comer aquele peixe frito,o bolinho de bacalhau e a sacanagem que vendia,que nunca vi em outro bar(salame,pimentão,tomate,cebola,provolone),era show de bola.No bar não havia conforto,mas era aconchegante e democrático.Realmente o bar caracterizava o boteco do Rio de Janeiro.Lembro-me do Sr.Miro,do Agepê,que nos serviam.Bons tempos.Qualquer hora irei lá para relembrar dessa época boa.

  5. renata Says:

    Olá

    ainda está aberto afinal? após ler este post ano passado, fui até lá e estava fechado! não sou do Rio (mas amo como se fosse minha cidade), vou todo ano e infelizmente não consegui matar a saudade… me dá uma resposta, por favor!

    abraço

    Renata

    • brunoagostini Says:

      OI. Até onde eu sei, está aberto, sim. Vou checar com um amigo. Um abraço

      • renata Says:

        Oi Bruno!

        estou indo ao Rio agora no início de dezembro… descobriu se A Paulistinha está funcionando? Não vejo a hora de tomar aquele chope
        =)

        abraço

        Renata

Deixe um comentário

