Trutas do Rocio, em Petrópolis: lugar delicioso no inverno, e ainda mais no verão

Trutas do Rocio 1
Subir a serra no verão é um barato. Um dos programas mais típicos das montanhas fluminenses que fica muito mais agradável e divertido nos meses mais quente dos ano é visitar os trutários da região. São muitos. Em Mauá, recomendo o Truta Rosa. Em Teresópolis, o Truticultura Luzia, que já foi tema de post aqui no blog (para ler, clique aqui). Em Petrópolis, gosto do Trutas do Rocio, não apenas pela qualidades dos peixes, e pela competência no preparo deles, mas também pela atmosfera do lugar: bucólico, bonito, agradável, com muito verde.
Trutas do Rocio 2
O serviço é sempre simpático. Mas o restaurante é pequeno, e convém fazer uma reserva, porque costuma a ficar lotado, especialmente aos sábados e domingos (também abre para almoço às sextas). Em dias claros, sem chuva, as mesinhas do lado de fora são as melhores, vai por mim.
Para começar, um bom patê de trutas defumadas é a pedida, bem como os bolinhos de aipim recheados com truta defumada.
A lista de receitas foge um pouco da fórmula vigente (truta com molho de amêndoas; truta com molho de manteiga; truta com ervas finas). Além das três receitas citadas, tem muitas outras, mais originais: truta ao poivre-vert, com pimenta verde reduzida no vinho branco, uma pitada de açúcar e creme de leite; truta defumada c/mostarda: servida c/mostardas em grãos; truta com manteiga verde, salsa e um pouco de alho; truta com laranja, com mel,creme de leite e noz-moscada; truta do bosque, com tomate picado,salsa ,azeite ,vinho branco e coriandro (sementes de coentro); truta primavera, com juliana de legumes feita com cenoura, abobrinha e alho poró no molho branco gratinado; e truta com shiitake, com os cogumelos frescos, fatiados e dourados no alho, com azeite, shoyu e vinho branco.
Trutas do Rocio 3
Mas o meu prato preferido tem inspiração peruana, com um toque japonês. Trata-se do ceviche, com a truta marinada em limão, shoyo e azeite, servida com saladinha de cenoura, beterraba e abobrinha (a foto é meio antiga, com mais de um ano, mas tenho quase certeza que a parte verdinha ao centro é abobrinha). Peixe fresco, com tempero delicado, uma delícia.
Além de lindo, é uma delícia.

Índice de posts de cidades no estado do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Trutas do Rocio, em Petrópolis: lugar delicioso no inverno, e ainda mais no verão”

  1. moveis de escritorio - Prodis Says:

    um lugar calmo e belo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: