Muitas novidades na cena gastronômica carioca

O salão do Pobre Juan, no novo Village Mall, em São Conrado

O salão do Pobre Juan, no novo Village Mall, em São Conrado

Cariocas reclamavam que faltavam na cidade boas casas de carnes platenses, dedicadas aos cortes e jeito de assar dos hermanos argentimos e uruguaios. No ano passado a cidade ganhou um trio de parrillas: primeiro o Gonzalo, no Leblon, depois o Tragga, em Botafogo e, em dezembro, com a inauguração do shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, foi a vez de chegar ao Rio de Janeiro uma das principais referências do país neste tipo de cozinha: Pobre Juan, casa paulista, com três filiais na capital, além de uma em Alphaville, outra em Campinas, Brasília e Recife. Com uma cozinha mais espaçosa, o lugar servirá de laboratório de teste para novas receitas, entre elas os pratos que vão compor um menu para ser apreciado na imensa varanda, com vista privilegiada para a Lagoa, e  o verde das montanhas do Maciço da Tijuca. Além dessas novidades em gestação, os clássicos da marca estão presentes. Uma parrilla chama a atenção, com a lenha crepitando, assando cortes típicos dos vizinhos. Para começar, molleja, riñones, morcilla e chorizo.  Para o prato principal, o chamado bife Pobre Juan entra na categoria dos imperdíveis. Trata-se da parte de cima do ojo de bife, a mais nobre deste corte emblemático, principalmente do Uruguai, com maciez e suculência exemplares, com sabor delicado e tempero correto de sal. Outra estrela é o corte de wagyu, não muito gordo, mas macio, úmido e intensamente saboroso. A lista de carnes é grande, e inclui T-bone, asado de tira, tapa de cuadril (a picanha), vacio, bife de chorizo e lomo (mignon), além de costeletas de cordeiro, javali e porco e galeto. Para acompanhar, palmito fresco na brasa e farofa, dando o tom brasileiro, além de clássicos platenses, como pimentões e cebolas assados, papas fritas. Encerrando, um festival de doces feitos doce de leite: churros, creme brûlée, flan e panqueca (para ler um post completo sobre o restaurante, clique aqui). Outra novidade que está abrindo as portas no Village Mall é o Terzetto al Mare, com cardápio que vai combinar receitas consagradas na casa de Ipanema, como linguine com lagostins, tomatinhos, vinho branco e ervas finas. Além desses, o shopping abriga filial da Aquim, da Cavist e do Quadrifoglio Caffè. A cidade ganhou mais um polo gastronômico.
Pobre Juan: Av. das Américas, 4666 , Shopping Village Mall,  3ºPiso, Barra da Tijuca. Tel.  3252-2637.

A cena gastronômica carioca anda agitada, e o Centro da cidade vem sendo um dos principais focos de boas novidades. Uma das mais recentes é o L’Atelier Du Cuisinier, do chef francês David Jobert, que é responsável pelo treinamento dos brasileiros que participam do concurso de culinária Bocuse d’Or. O pequeno e aconchegante salão é decorado  com paredes cobertas de fotos, diplomas, reportagens e outras honrarias do cozinheiro. O restaurante, que funciona em um antigo sobrado de 1883, que vive lotado, serve pratos com acento francês, como a salada de queijo de cabra; o tomate recheado com atum à moda niçoise; o  peito de pato com molho de griottines de fougerolles; o fricassé de frutos do mar com açafrão e ovo caipira crocante; o pavê de robalo ao molho de mexilhões;  o arroz com gengibre; e a sopa de frutas vermelhas com sorvete de maracujá e telha crocante. Há pratos do dia, e algumas concessões aos ingredientes brasileiros, como o creme de batata baroa com lagostins, coentro fresco e azeite.
L’Atelier Du Cuisinier:  Rua Theophilo Otoni 97, Centro. Tel. 3179-0024.
Nascido no Cadeg, em Benfica, o Empório Gourmet Show agora chega à Zona Sul, instalado no complexo Lagoon, no Estádio de Remo da Lagoa. Ali, os produtos vendidos por esse misto de delicatessen e restaurante, assim como o cardápio, ganhou itens mais sofisticados. É possível comprar vinhos, cervejas artesanais,frios e queijos importados, conservas, temoeros, chocolates, massas, molhos e conservas. Os pães são produzidos por eles, e a casa funciona para café da manhã nos fins de semana. Há uma boa seleção de petiscos e de pratos mais leves, com sanuíches como o que combina pão italianosalmão gravlax, cream cheese, mostarda em grãos, ao lado de saladinha de folhas verdes.  No cardápio, sopa de tomate trufado, polvo ao alho acompanhado de cuscuz marroquino e ovos moles com chouriço, cogumelos e flor de sal, para começar. Entre os pratos principais, tagliatelli de arroz com creme de capim santo, damasco e camarão. Encerrando, pudim de croissant com sorvete de pistache e brownie de queijo e nozes servido com sorvete de baunilha e farofa de amêndoas.
Empório Gourmet Show: Av Borges de Medeiros  1424,  1º piso,  Espaço Lagoon, Lagoa. Tel.: 2249-1279.
Depois do Venga, do Entretapas e do Pintxo, o Rio de Janeiro ganha mais uma casa dedicada aos petiscos espanhóis. Recém-inaugurado na rua Bolívar, em Copacabana, o El Born tem decoração e cardápio inspirado neste que é o bairro da moda em Barcelona. O conceito das pequenas porções é ibérico, mas as receitas passeiam pelos ingredientes e expressões brasileiras. Algumas das melhores pedidas estão na seção “buraco quente”, pequenos sanduíches, servidos quentinhos. O carne mechada, por exemplo, tem carne seca acebolada, manteiga de garrafa e catupiry, enquanto o gambetes picants traz camarões em molho cremoso de pimenta biquinho. Um dos destaques é a parte dedicada aos clássicos. Para picar tem batatas bravas, pão com tomate e tábua de jamón (ou de embutidos). Alguns pratos são um pouco mais substanciosos, como a salada de bacalhau com grão de bico e brócolis puxado no alho e o talharim com ragu de cordeiro. Para beber, vinhos, sangrias e drinques, como o Bodh Gaya feito com kiwi, maça, laranja, morango, soda cítrica, syrop de maça verde e gim.
El Born: Rua Bolívar 17, Copacabana. Tel: (21) 3496-1781.
Esta reportagem foi escrita para a revista Wish Report.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: