Semana Santa em Paraty

Um dos altares dos Passos da paixão, abertos apenas na Semana Santa

Um dos altares dos Passos da paixão, abertos apenas na Semana Santa

A cerca de 270 quilômetros do Rio, Paraty é um destino sob medida para a Semana Santa. Não apenas por ser perto, mas principalmente porque a cidade realiza neste feriado uma bonita festa, com procissões, missas e ladainhas, tradições antigas na cidade. É uma oportunidade única de ver as seis belas imagens dos Passos da Paixão, as únicas que restam, cujas portas ficam fechadas o ano inteiro, para serem abertas apenas no Sábado de Aleluia. Da mesma maneira, algumas imagens do acervo do Museu de Arte Sacra de Paraty só podem ser apreciadas nesta época, quando saem dos cofres para exibição ao público.

procissao-do-fogareu-paraty

A programação começa na noite de quinta para sexta-feira. Exatamente à meia-noite, com as luzes da cidade apagadas, tem início a Procissão do Fogaréu, que percorre as ruas do Centro Histórico iluminada por tochas carregadas pelos fiéis, que tocam matracas. Eles entram pelos acessos laterais das igrejas, para depois saírem pela porta principal.

Outro aspecto que torna Paraty um destino interessante no início de abril é o clima. O índice pluviométrico na região despenca de quase 300mm por mês para pouco mais de 100mm, na comparação entre março abril. Os dias quentes, úmidos e chuvosos, típicos do verão da Costa Verde, dão lugar a uma temperatura mais amena, com possibilidade de sol brilhando e noites estreladas — apesar de a meteorologia prever alguma chuva para a Páscoa.

Paraty 2

Quem viaja na noite de quinta-feira, ou na manhã de sexta, pode pegar um trânsito infernal na BR-101, ainda mais neste momento de obras não finalizadas. O mesmo vale para os que retornam na manhã do domingo de Páscoa. Portanto, se você puder evitar esses horários…

Esse texto foi publicado no Boa Viagem em março de 2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: