Botto Bar: com 20 torneiras de chope, na Praça da Bandeira, confirmando tendências da cena gastronômica carioca

Botto Bar

A inauguração do Botto Bar, na semana passada, reforça duas tendências recentes na cena carioca, como que a confirmar ambas. A primeira é a conversão defintiva da Praça da Bandeira, em especial a Rua Barão de Iguatemi, num dos endereços mais interessantes da gastronomia carioca, movimento detonado com a inauguração do Aconchego Carioca há alguns anos atrás, hoje um dos melhores lugares do Rio para comer, beber e se reunir com os amigos. A segunda é a explosão do mercado das cervejas artesanais, cujo sucesso, em parte, podemos creditar também ao Aconchego Carioca, um dos primeiros bares do Rio de Janeiro a apostar na bebida.

Botto Bar - salão
Estiva lá ontem, depois do trabalho. Cheguei tarde, às 23h (a casa fechava meia-noite), e ainda havia bastante gente do salão, relativamente (ainda mais para uma casa que abriu as portas sem fazer alarde). Funcionando em clima de soft open, posso dizer que nem parecia.

Botto Bar - bar

As 20 torneiras de chope estavam devidamente abastecida com uma ótima e variada seleção de rótulos, entre brasileiras artesanais e marcas consagradas estrangeiras, como se vê na lista, que não será fixa, e estará sempre exposta assim (alguns rótulos, pelo que apurei, não devem sair nunca de cartaz).

Botto Bar - carta de cervejas

A carta de cervejas fica escrita em um quadro negro (para ver melhor, coloquei uma foto no final deste post (e uma outra com o cardápio completo).

botto-bar-chope-blues-etílicos 2
Provei algumas (a casa não tem cerveja em garrafa, apenas “on tap”, o que chamaríamos de chope). Para começar, Blues Etílicos, uma bela cerveja produzida pela Mistura Clássica, de Volta Redonda: amarguinha, leve e gostosa. É aquela lá do alto, da foto que abre o post, agora reapresentada em close.

Botto Bar - chope
Depois, pedi o cardápio, sorvendo gloriosamente uma cerveja “da casa”, a Botto Bier Zoontje, produzida pelo sócio do lugar, Leonardo Botto, um dos mais badalados mestres cervejeiros da safra recente do Brasil. Belo exemplar, amarguinha e perfumada, com aromas cítricos de laranja e tangerina, além de notável presença de lúpulo.
A cozinha rende homenagem ao universo cervejeiro, passando por clássicos da gastronomia belga, inglesa, alemã e americana, referência no assunto, além de petiscos típicos dos botecos cariocas, eterno reduto das cervejas.

Botto Bar - Carbonade flamande
Eu, fã convicto e incondicional das cervejas belgas, fiquei com o carbonade flamande, clássico da gastronomia flamenga, nacos de carne cozidos em cerveja e gratinados com queijo, macios e saborosos, que escoltam bem uma boa seleção de cervejas, das mais encorpadas, amargas e alcoólica, seguindo a tradição do país. Estava realmente bom, seguindo a padronagem esperada da receita, bem encorpada, ótima para a temporada outono-inverno que se anuncia (para encarar uma panelinha charmosa dessas no verão, haja ar-condicionado).

Botto Bar - La Trappe

Sendo assim, não me fiz de rogado, e pedi primeira a La Trappe Trappist, uma beleza, a glória engarrafada, cerveja abençoada pelos monges que santificou o meu jantar.

A bateria da câmera acabou. Mas eu, não dava por encerrado o expediente. Já raspando a panelinha com o pão, chamei pela  Gouden Carolus, realmente uma cerveja de ouro, nobre e dourada não só na cor, mas no espírito. Ó, Bélgica, pátria amada!!!!

Para a sobremesa? Que tal um café? No caso, a Colorado Demoiselle, feita com grãos de café.

Acho que o Botto Bar vai bombar, e a Praça da Bandeira vai cada vez mais se colocar como reduto da boemia carioca.

É isso aí. Vinte torneiras de chope? Só posso aplaudir. Clap clap clap!!!

——————–

Agora, deixo o cardápio completo (para ler, basta clicar na foto).

Botto Bar - cardápio

E, agora, a carta de cervejas em cartaz no momento.

Botto Bar - carta de cervejas - grande

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro:clique aqui.

Anúncios

7 Respostas to “Botto Bar: com 20 torneiras de chope, na Praça da Bandeira, confirmando tendências da cena gastronômica carioca”

  1. elizabeth botto maia Says:

    Sucesso mais que certo.A amizade dos sócios ratificada por estupendas cervejas. Tim….tim…..que venham mais 25 anos de cumplicidade! Vivam leonardo Botto e seus sócios. …..André , ,Flávio e Rodrigo . Viva a cerveja! Parabéns. …BottoBar!

  2. Luiz Bento (@luizbento) Says:

    Parabéns pelo ótimo texto. Não poderei deixar de conhecer o Bar do meu professor de cerveja de panela!

  3. Gil Lebre Says:

    eu também atestei a qualidade do bar quando nem todas as 20 torneiras ainda plugadas estavam. ambiente muito bom, limpo, chopes irrepreensíveis, boas opções gastronômicas e a presença do mestre Botto sempre atencioso para com todos.

  4. Victor Says:

    O bar é otimo, boa cerveja e boa comida. Mas infelizmente como todo bar no Rio de Janeiro que tenha um bom serviço, o preço é proporcional!!!! O lugar é muito bom para beber apenas uma cerveja por vez, pq ir para beber várias é extremamente caro!!!! E para quem está acostumado e beber em Pubs ou Bares ao redor do mundo, vai ficar chocado com o valor da bebiba.

    • Soney Says:

      Paguei mais em Atenas, Londres, São Francisco, Paris, Istambul. Paguei menos em Berlim, Praga, nas cidades da Romênia. Ásia não conta, é sempre barato. Estou acostumada a beber ao redor do mundo e sei que há lugares mais caros, e lugares mais baratos.

  5. Marcelo Rizzetto (@rizzetto) Says:

    O Bar é ótimo. Ainda mais pela localização. A Zona norte estava precisando. As cervejas são sensacionais, ambiente legal e tudo mais….mas….os preços são quase proibitivos, realmente no final da noite quando vem a conta você quase se arrepende de ter ido lá. Pra quem curte cerveja e já teve a oportunidade de ir em Pubs ou Bares ao redor do mundo vai ficar muito decepcionado.

  6. Marlim Says:

    Pretendo visitar em breve e se os preços continuarem como exposto aqui, estão justos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: