Uma jantar no Olympe que ficou gravado na memória

Quando escrevo sobre uma refeição, gosto de fazer isso o quanto antes, se possível ainda no mesmo dia, logo em seguida, no calor dos acontecimentos, por assim dizer. Assim, preservamos detalhes que se perdem com o tempo. Mas nem sempre é possível. São poucos os almoços e jantares que se mantém vivos na memória, mesmo muitas semanas depois de terem acontecido.
Há pouco mais de dois meses jantei no Olympe. Foi uma dessas noites memoráveis, que me deixou com a impressão de que este é o melhor momento da casa nos últimos dez anos, em grande parte porque Thomas Troisgros assumiu a cozinha, e ajudou o pai, Claude, a criar novos pratos, que se juntam aos clássicos da casa, montando provavelmente o cardápio mais atraente do Rio de Janeiro atualmente, com criatividade bem dosada, técnica e rigor no preparo das receitas, ingredientes de excelência e aquela acertada mistura do Brasil com a França que o Claude desenvolveu de maneira inconfundível.
Não precisaria de fotos, ou qualquer bloquinho de anotações, para falar dessa noite, uma segunda-feira formidável, com Thomas de folga, e o Claude dando pinta entre a cozinha e o salão, e se sentando conosco à mesa para papear, e papear com o Claude é sempre tão delicioso quanto as suas receitas.

Olympe - amuse bouche

Depois do couvert irresistível, com aquela espécie de biscoito Globo temperado com curry, a boa manteiga e pães quentinhos, o amuse bouche chega aconchegante, em forma de um creme de cogumelos exemplar.

Olympe 2 - sashimis

O primeiro prato contribui bastante para este jantar ficar guardado na lembrança. Era uma brincadeira com a cozinha japonesa, nacos de salmão cru e atum… ops… Na verdade, não era atum, mas melancia marinada com gengibre e laranja, servidos sobre uma folha de nori, com brotinhos a enfeitar. Além de delicioso, é irreverente, divertido. Começamos bem.

Olympe 3 - Bacalhau com nhoque de batata roxa

Depois, outra boa sacada, prato que ainda não tinha provado: nhoque de batata roxa, bacalhau e queijo da Canastra, com uma crocantezinho, espécie de telha salgada, de quinoa, se não me falha a memória. Genial.

À esta altura, revelei ao chef um prato que me marcou em visita anterior: o ravióli de baroa com pinole, que não estava no menu, mas com a Glória de Deus, foi incluído. Mas isso é papo mais pra frente.

Olympe 4 - vieiras com doce de leite

Porque em seguida tive uma das maiores surpresas à mesa em toda a minha vida: jamais pude imaginar que vieiras e doce de leite, dois ingredientes queridos, poderiam se dar bem. Mas não apenas se deram maravilhosamente bem, como fizeram um par perfeito, dançando no mesmo compasso. Sim, vieiras grelhadas sobre carpaccio de palmito pupunha com doce de leite e farofa de pupunha (vem a saber, depois, que o fruto da pupunha também entra na receita, com o doce de leite).

Ulalá!!!!

Olympe 5 - salmonete crisp

Vamos em frente! Que tal lagostins crocantes com batata doce agridoce? Bravo!

Olympe 6 - ravióli de baroa

Eis que chega o sublime, fenomenal, divino, inesquecível, ravióli recheado com mousseline de baroa, com pinoles. Sem palavras, deixo a imagem. Salivando, com saudades.

Olympe 7 - leitãozinho com chocolate

Depois, outro prato que já conhecia, de ler ou ouvir falar, um dos destaques do novo menu: leitão crocante, farofa panko, molho de chocolate e maçã assada. Sim, leitão com chocolate. O Olympe é uma surpresa.

Olympe 8 - maçã

Hora das sobremesas. Primeiro, o “Pom pom pom”, bela composição, mil folhas de maçã desidratada crocante com sorvete de maçã verde. Gosto? Eu também!

Desculpe a foto tremida. Era pouca luz e muita emoção.

Olympe 9 - goiabada

Depois, um “cheesecake” de goiaba desestruturado, com a fruta fresca, goiabada, sorvete com a fruta etc etc etc. Lindo, delicioso. Encerramento com chave de ouro de um jantar impecável.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro:clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: