Menu de inverno do Quadrucci: leitãozinho e ossobuco se destacam na melhor refeição que já fiz na casa

Um dos maiores prazeres de uma viagem, como se sabe, é planejá-la. Ler livros e guias de viagem, ver filmes, escutar músicas, fuçar na internet sobre os próximos destinos é uma delícia. Para alguém que sempre embarca com propósitos gastronômicos, beber vinhos, cozinhar receitas típicas em casa e visitar restaurantes das especialidades locais faz parte deste processo saboroso. Sempre faço isso, e o efeito no entusiasmo pela viagem é grande. Antes de pegar o avião para a Itália, fui me ambientando ao país através da cozinha. Além de umas massinhas deliciosas preparadas em casa, aproveitei para revisitar o Quadrucci e conhecer o seu novo menu de inverno.
O Quadrucci é um desses lugares que foi crescendo na minha estima, lentamente. Sempre comi bem ali, mas a cozinha da casa foi me conquistando aos poucos. Também sempre gostei da varandinha debruçada sobre a Dias Ferreira. E a filial buziana não é só um dos melhores restaurantes da cidade, mas também um dos mais agradáveis, com um deque ao lado do mangue, paredes envidraçadas, mobiliário confortável, na cara do gol, com lista linda para o mar, e um ambiente pra lá de agradável, de dia, e de noite. Por fim, gosto do chef Ronaldo Canha, que sabe trabalhar sobre a base clássica da cozinha italiana com intervenções autorais inteligentes. Como dizia, a cozinha foi me conquistando, e culminou com a minha última visita, uma semana antes de viajar para a Itália, para já ir me aclimatando. Foi a melhor refeição que fiz ali.

Quadrucci - camarão
Visitei a casa, desta vez, para conhecer o novo menu de inverno, que achei lindo e delicioso. Começamos com um prato que deixa claro que ali, a cozinha italiana recebe influências estrangeiras, do Oriente ao Ocidente. Era uma delicada e saborosa sopa de palmito pupunha e coco com camarões. Estava escuro, a foto está feia, mas vale mostrar.

Quadrucci - creme brûlée
Depois, a segunda entrada foi um creme brûlee de foie gras com frutas frescas e torradas, uma ideia que se não é das mais originais, foi executada muito corretamente: estava leve, com o sabor e a untuosidade que se espera do fígado gordo. Com a iluminação do Iphone, dava para tirar foto decente. 🙂

Quadrucci - leitão
Depois, o ponto alto da noite, a costelinha de leitãozinho, tudo no diminutivo mesmo, assado lentamente, acompanhada de batata doce, farofa de alho com castanhas e couve crocante. É um desses pratos que eu comeria todos os dias. Poderia comer no almoço e no jantar. A semana inteira, o mês todo, o semestre, o ano, a década, a vida inteira, infinitamente. Aqui, como já escrevi certa vez (para ler, clique aqui), o encontro entre Minas Gerais e a Itália criou uma comida divina, o melhor de dois mundos.

Quadrucci - ossobuco
Finalizamos o percurso salgado com um prato que teria cacife para ser eleito “o melhor da noite”, mas não poderia ser páreo para o pequeno suíno. Era um ossobuco de cordeiro braseado com legumes acompanhado de polenta branca. Boa combinação de sabores e texturas, execução certeira. A foto é que não ganhou a luz do celular, e ficou escura. Mas estava tão bom que merece ser exibida.

Quadrucci - sobremesas
Encerramos com um pratinho trazendo pequenas delícias adocicadas, entre elas um clafoutis de morango com ganache de chocolate belga, que entrou em cartaz com o menu invernal. Não anotei o que eram os doces, novamente com luz direta, desculpe. Mas a memória gravou o que mais importa: estavam deliciosos.

 

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro:clique aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Menu de inverno do Quadrucci: leitãozinho e ossobuco se destacam na melhor refeição que já fiz na casa”

  1. Dri Says:

    Eu não ligo pra doces, mas daria um braço agora pela clafoutis… Affe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: