Uniko: a Itália à mesa no Centro do Rio, mais uma bela novidade da safra recente de restaurantes cariocas

Uniko - prédio

Do mesmo modo que procuro visitar restaurantes típicos de um país dias antes de viajar para ele, também gosto de ir a essas casas especializadas logo que volto. Assim, a semana de regresso da Itália foi temperada por sabores italianos. Primeiro em casa, no domingo, com um penne com ragu de ossobuco que me deixou orgulhoso por ter sido apreciado pela filha, depois com um jantar de gala no Fasano al Mare, na noite de quarta-feira, com direito a aperto de mão em Jonh Travolta e a papo animado com a Bebel Gilberto ao final, culminando no almoço de quinta-feira, quando finalmente pude conhecer o Uniko, nova casa da dupla dinâmica Nicola Giorgio e Dionísio Chaves, do Duo e da Bottega del Vino, inaugurada em maio. A novidade está garbosamente instalada no térreo do prédio da Sul América Seguros, joia da arquitetura carioca, recém-restaurada.

Uniko - varanda
A decoração é elegante, no estilo Duo, com direito a varandinha agradável para essas tardes ensolaradas de inverno,…

Uniko - cozinha
… cozinha envidraçada à porta,

Uniko - bar
… um bar com várias Enomatics com rótulos bem escolhidos,…

Uniko - mesa bar e adega

… e uma adega na parte superior.

Uniko - salão 1
O salão, iluminado pela luz natural que entra pelas amplas áreas envidraçadas, é claro e alegre, e vive bastante cheio, a julgar pela minha visita, e pelos comentários de amigos.

Uniko - mesa
Além do ambiente, o cardápio italianíssimo é composto de receitas descomplicadas e bem executadas, numa lista de delícias criadas por Nicola, num perfil culinário muito próximo do Duo.
Quando recebi o cardápio, fui listando as minhas preferências mentalmente. Mas, quando o Nicola chegou para pegar o pedido, eu preferi deixá-lo escolher. Um grande maître não se faz ao acaso, tem que conhecer a clientela, e ele conseguiu a proeza de escolher exatamente as receitas eleitas por mim. Incrível.

Uniko - espumante

Para alegrar a vida, uma tacinha do Kriter brut, refrescante espumante da Borgonha. Tim tim!

Uniko - couvert
Assim, depois do couvert com pães quentinhos feitos na casa, com destaque para a versão com azeitona, melhor ainda quando regadas com azeite, ele me trouxe…

Uniko - polvo
… um polvo sobre molho de tomate defumado e croquete de batatas (R$ 30), exatamente o que teria escolhido. Na taça, um Chardonnay de Pierre Labet, formando belo par.
– O defumado do molho vem do bacon, que usamos pra dar sabor.
Nem sabia disso que escolhi este prato na lista de entradas. Se soubesse, seria barbada, porque acho que bacon (e presunto cru) formam par perfeito com frutos do mar como vieiras, camarão, lula e polvo. Mas a concorrência é boa. Entre as entradas, fiquei tentado a provar outras, e espero logo voltar para fazer isso: tem tartare de atum com aipo (R$ 30), carpaccio de filé com rúcula, cogumelos e parmesão (R$ 28) e burrata com presunto de Parma e rúcula (R$ 38), para ficar apenas nos que mais me tentaram naquela tarde lindamente ensolarada do inverno carioca.

Na hora do primo piato, pinçado da lista de massas e risotos, seguindo a liturgia clássica da cozinha italiana, eu tinha muitas escolhas possíveis: massa fresca com leitão e espinafre R$  46), nhoque ao pesto e pinoli crocante (R$ 42), espaguete com vôngoles e brócolis (R$ 42), ravióli de vitela com fondue de parmesão (R$ 46), tortelli recheado de burrata com tomate-cereja e manjericão (R$ 46),  linguine em tinta de lula com camarões e aspargos (R$ 48), massa fresca com ragu de cordeiro (R$ 48) e risoto de cogumelos frescos (R$ 56). Foi difícil, mas minha escolha foi o pici alla norcia, massa fresca com cogumelos e linguiça toscana. Foi o que o Nicola escolheu, e me trouxe o prato simpaticamente.

Uniko - pici alla norcia

– Agora você vai dar um pulinho na Toscana. Simplicidade e sabor.

Bravo!

Nicola escolhia os pratos, e o Douglas, ex-sommelier do Fasano, tratava de trazer o vinho, neste caso o lindo Barbera de Pio Cesare. E, entre os méritos que enxerguei na nova casa, foi exatamente a montagem da equipe. O Douglas foi uma dessas belas aquisições, assim como o Aílton, que eu já conhecia do Aprazível, garçom gente boa que me serviu.

– Quer um protetor? Massa comprida assim é fogo? Se a gente não bota um guardanapo, suja a roupa toda.

Pois para poupar a minha camisa, aceitei a sua sugestão. Não sujei o pano branco. Mas, tenho certeza: se não tivesse colocado teria pingado molho na blusa. Lei de Murphy, sabe como é…

Na cozinha, comandando as panelas à vista dos clientes está o chef Cleiton Paiva, ex-Ráscal, que promete, entre outros pratos, para um futuro breve, quando mexer no menu, o clássico polpetone, no estilo Jardim de Napoli, em São Paulo, onde ele também trabalhou, e um ragu de rabada, por exemplo.

Enquanto isso, eu pensava no prato principal, de carne e peixe, que eu escolheria. Vermelho ao forno com farofa de ervas e legumes (R$ 56)? Bacalhau à mediterrânea (R$ 68)? Atum em crosta, molho de limão e caponata à siciliana (R$ 50)? Galeto na brasa com cogumelos frescos e polenta R$ 42)? Tagliata de filé com foie gras e batata sautée R$ 54)? Filé mignon ao molho de cinco pimentas com batata sautée (R$ 58)? Bife de chorizo grelhado com rúcula e tomates verdes fritos (R$ 56)? Comeria todos. Mas foi o lombo de cordeiro com risoto de parmesão (R$ 58) o prato que mais me apeteceu. E logo aparece o Nicola, trazendo justamente…

Uniko - cordeiro

… o lombo de cordeiro com risoto de parmesão. Na taça, um velho e querido conhecido, o Guado al Tasso, a mais pura elegância toscana.

– Você acertou na mosca, Nicola. Trouxe exatamente os três pratos que eu teria escolhido, obrigado – respondi.

Com sorriso feliz, ele disse.

– A gente aprende a conhecer os clientes.

Uniko - cordeiro 2

O cordeiro, valorizado pelo molho com base de carne, estava macio e suculento, rosadinho, grelhado no ponto exato, num padrão Frederic de Mayer, do Eça, que faz esse corte ovino maravilhosamente bem. O risoto estava bom de sabor e cremosidade, mas um degrau abaixo no ponto de cozimento, mais al dente do que deveria, o único senão do almoço.

Uniko - mil folhas com morangos

Na lista de sobremesa, havia pannacotta com calda de chocolate (R$ 20), torta de limão siciliano R$ 18) e tiramisú (R$ 20). Fiquei com a leveza da mil folhas com morango, que inspirou o Douglas e voltar ao início da brincadeira, servindo de maneira inteligente novamente o Kriter, para encerrar.

Uniko - biscoitinhos

Encerrar é modo de dizer, porque havia, ainda, o Vin Santo nosso de cada dia, que escoltou os biscoitinhos do café.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro:clique aqui.

Deixe um comentário

