Mira, na Casa Daros: programa gostoso para se fazer em família

No jornalismo, o lide clássico é um período direto, escrito com clareza, que deixa o leitor a par da notícia: quem?, quando?, como?, onde? e por que?.

Porém, há espaço para aberturas de reportagens feitas com o chamado nariz de cera, quando o texto desvia do assunto principal (muitas vezes pra encher linguiça mesmo) ou faz uma pensata reflexiva, sobre temas afins, ou não.
Assim, peço licença para começar a escrever sobre o meu lindo almoço de sábado no Mira tergiversando.

Mira - Maria e o suco

Meu nariz de cera é afetivo, e meu causou certo espanto. Almoçava eu alegremente com a filha, que bebia um gostoso suco de melancia. Quando chegou o meu prato, pedi uma taça de vinho, para escoltar o kebab de cordeiro, compondo também melhor a fotografia.

Mira - kebab 2

Fiz uns cliques sem a taça, e comecei a esperar a chegada do garçom com a garrafa. Para puxar assunto com a menina, e pra valorizar meu trabalhoso ofício, que muita gente encara como diversão, mas que faço com cuidado e responsabilidade, e que não é menos desgastante que outras profissões, ao contrário até, eu falei.
– Viu só, filha, como meu trabalho não é moleza. Tenho que ficar fotografando, escrevendo, montando cenário para ter uma imagem mais bonita – disse, convicto.
A resposta estava na ponta da língua.
– Ah, pai, mas você vai para a Disney…

Para uma menina de sete anos, viajar pelo menos uma vez por ano para os parques da Flórida a trabalho parece ser um emprego dos sonhos.  Aleguei que prefiro ir à França e à Itália, que sonho visitar Hong Kong e Cingapura, que gostaria imensamente de voltar ao Japão, e que há tantos outros lugares que acho mais interessantes, de modo que, pra mim, ir para a Disney (sem ela, que fique claro, porque com ela é uma delícia) não é tão legal assim. Desconfio que meu discurso, sincero, não convenceu a moça… Mas vamos em frente, um dia ela entente.
Agora, vamos ao lide. Quem? O Mira é o novo restaurante da chef Roberta Ciasca e de Danni Camilo, do Miam Miam e do Oui Oui, dois lugares que gosto muito, também em Botafogo.
Quando? Foi inaugurado há cerca de quatro meses.
Como? O lugar é simpático, com meses bem espaçadas, boa luminosidade, e uma decoração moderna e simples, agradável, confortável. O cardápio busca conciliar pratos leves, muitas saladas, com algumas receitas carinhosas, afagos ao paladar, característica que virou a marca registrada da chef Roberta Ciasca. Confort food mesmo, como é mais conhecido o estilo que é uma mistura da comidinha caseira da vovó e da mamãe com boas sacadas, alguma criatividade (o cardápio completo, e as cartas de bebidas, estão lá no final desse post).

Mira - Casa Daros 2

Onde? Está graciosamente instalado na Casa Daros, em Botafogo, centro cultural que foi uma das melhores novidades do ano no Rio, inclusive por trazer, a reboque, o restaurante, e o café anexo, e uma simpática lojinha.

Mira - palmeiras

Porque? É um lugar bacana para em família, nos fins de semana, para curtir o espaço, apreciar as palmeiras altas, e o prédio, em si, além da imperdível lojinha.
Nariz de cera afetivo e lide prontos, vamos ao que interessa.
Chegamos à Casa Daros, e logo nos instalamos na nossa mesa, no restaurante, que fica no térreo.

Mira - couvert

Com o couvert gostosinho, pedi uma taça de Portônica, drinque de nome autoexplicativo, que combina vinho do Porto branco e água tônica, para alegrar a tarde ensolarada do inverno carioca. Maria foi no suco de melancia.
Um pequeno parêntese: o folheto vermelho é sobre a exposição inaugural apresenta obras emblemáticas de 10 artistas contemporâneos colombianos.

Mira - Meantime IPA

Drinques e cervejas especiais são o forte da parte etílica do cardápio. Depois da flûte de Portônica, fui na Meantime, uma deliciosa IPA. O mais legal é que ainda havia o patê de fígado do couvert, com cebolas carameladas. E ele, servido sobre as torradinhas, finas e gostosas, que compõem o boas-vindas, ficou delicioso com a cerveja. Queria até pedir mais um potinho.

Mira - saladas

Mas resisti, e fui dar uma espiada no bufê de saladas. Resolvi fazer um pratinho. Estava bonito, e as receitas variam sempre. No meu dia, tínhamos uma simples e bem bolada combinação de tomates (secos e frescos) temperados com limão siciliano, e uma outra que tinha couve-flor, brócolis, pimenta dedo-de-moça e vagem, mais uma de penne com abobrinha, hortelã e mozzarella de búfala.

Mira - salada 2

Fiz uma pequeno pot-pourri com um bocadinho de tudo.  Só pra provar. Curti. Leve, fresco, saboroso, saudável.

Maria ficou feliz ao encontrar o menu infantil. E, agora que já sabe ler, tratou ela mesma de escolher o que pedir.

Mira - Maria e a milanesa

Bifinhos à milanesa com purê de batatas e saladinha de tomates.

Mira - milanesa

Um close. Merece.  Prato de criança capaz de agradar um pai, como eu, que acabei por limpar o prato da moça, depois que ela se deu por satisfeita.

Mira - kebab

Eu fui no já citado kebab, e foi a produção exatamente desta foto aí de cima que inspirou o bate-papo que inicia este post. Adorador da cozinha árabe, de uma maneira geral, e das receitas com cordeiro, em particular, curti a minha escolha. Dois discos de carne de cordeiro  moída e bem temperada, com batata assada e batida ao murro, saladinha de vagem e de tomates, fios de cenoura e iogurte.  Boa combinação: leve, equilibrada, gostosa.

Mira - Callia Alta Malbec

Foi bem com o vinho escolhido, Callia Alta Malbec, única opção em taça na carta de poucos rótulos.

Mira - tapioca com doce de leite (1)

Na hora da sobremesa, estava decidido a seguir a recomendação que me fizeram:  a tapioca com doce de leite e farofinha de coco é imperdível. E é mesmo. Maria ficou fitando a deliciosa verrine, enquanto eu trabalhava, clicando, clicando, clicando, para ela ver que isso é trabalho mesmo. Olha a cara de cobiça e admiração. Eu também cobicei e admirei. Pode imaginar o quanto é boa essa composição de a tapioca com doce de leite e farofinha de coco? Para adultos e crianças.

Mira - chocolate

Aí, o garçom trouxe uma simpática sugestão: um bolinho tipo brownie de chocolate bem amargo, fininho, praticamente cremoso, com carolinas. Bom, bem bom, mas ainda melhor com a cerveja Mort Subit, com cereja. Literalmente, a cereja do bolo. Bela combinação. Chocolate e cereja, como se sabe, se dão superbem.

Depois, quando ela viu que eu ia fotografar o cardápio temático, relativo à exposição em cartaz atualmente, ela quis trabalhar.

– Papai, deixa eu fotografar?

Mira - teto

E, então, começou a clicar, e clicar, e clicar. Clicou o ambiente, clicou o gente, clicou o teto…

Mira - eu pelas lentes da Maria

E clicou o pai, com o tal menu. Até que ela leva jeito pra coisa (isso quando não fotografa o teto).

Mira - café (1)

Depois do café com bolinho de fubá…

Mira - Pátio

… passeamos pelo pátio interno e, depois…

Mira - lojinha

… passamos pela lojinha, que é muito bacana, com área dedicada às crianças, cheia de jogos e brinquedos educativos.
Quase ficamos para a visita guiada em família, que acontece nos fins de semana. Mas Maria não quis, e eu acatei. Afinal, fomos ao museu para comer.

———————————————–

Agora, deixo os cardápios.

Mira - cardápio - comidas

De comidas.

Mira - cardápio - bebidas

De bebidas e drinques.

Mira - carta de cervejas

A carta de cervejas criada por Cilene Saorin.

Mira - carta de vinhos

E, por fim, a carta de vinhos, pequena, mas eficiente.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

3 Respostas to “Mira, na Casa Daros: programa gostoso para se fazer em família”

  1. Dri Says:

    E finalmente chegou um dia em que eu encontrei um Gin Tonica mais caro que o do Astor!

  2. Fernando Cianci Says:

    Bruno, penso eu que voce já esta é treinando sua substituta para o futuro. já fica como sugestão, assim que ela já mais famialirizada com a escrita e leitura, começar um blog deidcado a crianças……
    abraço

  3. Maysa Alexandrino Says:

    Adorei! Fiquei curiosa para conhecer o espaço e o restaurante. 🙂

Deixe um comentário

