T.T. Burger abre as portas oficialmente hoje servindo um único e irresistível sanduíche, brasileiríssimo, mas seguindo o modelo da receita clássica americana

O pão é feito com batata-doce, no Morro do Alemão, por uma panificação incrível, a Doces Conventuais, especializada na tradicional confeitaria portuguesa, e também padaria de primeira qualidade, que faz um trabalho social muito bacana, além de tudo. Vale a pena conhecer.
O picles é de chuchu, sacada genial, que reforça o caráter brasileiro do sanduíche sem desvirtuar a identidade clássica da receita difundida pelos americanos, com uma conserva de pepino.
O queijo é da Serra da Canastra, mineiríssimo, de sabor marcante, textura perfeita para ser derretida sobre a carne. Também tem gorgonzola, mas eu não cometeria essa heresia.
O hambúrguer reúne acém, fraldinha e contra-filé “um segredo mantido há cinco gerações dos Troisgros”, informa o cardápio.
Também tem cebola agridoce, alface, tomate e molho especial, com base de maionese, que pode ser batizado assim mesmo sem ser propaganda enganosa. O molho é segredo de família, e que família!
Para acompanhar, batatinhas chips marinadas em vinagre antes de serem fritas, sequinhas, crocantes, salgadinhas, tostadinhas como devem ser. Seguindo a dica do Didier, que parecia estar gerenciando a casa, de vez em quando eu colocava uma batatinha no sanduíche, para dar um croc croc croc.
Também tem a clássica batatinha palito. Ok. Mas eu não cometeria essa heresia. A versão de inspiração inglesa é bem melhor.

TT Burguer

E que soem as trombetas: apresento-lhes o T.T. Burger.
Como dá para ver na foto, além dos detalhes já citados, outro acerto no preparo: cada banda do pão ainda é tostadinha, na medida certa, dando sabor e textura crocante, exatamente como manda o figurino.

TT Burguer - molho de goiabada

Para nos servirmos à vontade, um molho que mistura dois clássicos americanos com tempero brasileiro: um ketchup-barbecue de goiabada.
Bravo!!!!
Muito prazer em conhecer.

TT Burguer - salão
Claro que eu tô falando do T.T. Burger, cujo nome completo ainda traz o local e a data de nascimento: Hambúrgueres Brasileiros 2013. A abertura oficial é hoje, daqui a pouco, ao meio-dia, ali na parte externa da Galeria River, de frente para a Francisco Otaviano, no Arpoador. Mas, meio que na encolha, a casa que nasceu da parceria entre Thomas Troisgros e a grife Reserva já funciona desde o início da semana. O tal soft open.
Fui lá ontem conferir a novidade, muito bem-vinda, e gostei demais, mas muito mesmo. Um dos melhores sandubas da cidade. Já nasceu no topo. Claro que qualquer negócio depende de fatores imponderáveis, mas…

TT Burguer - fachada
Eu aposto que o lugar vai bombar. Tem tudo para isso. Vai lotar, já a partir de hoje (se ontem já estava cheio…). Aposto.

TT Burguer - salão 2

Vai lotar também porque é pequeno, com ambiente agradável, cheio de bom humor, fotos pelas paredes, e homenagem às pessoas que contribuíram para criar o lugar.
Provavelmente, vão abrir filiais pelo Brasil. Vai ser um sucesso, de gastronomia, e de marketing. Muito feliz de conhecer, e poder apresentar em primeira mão a casa em detalhes.

TT Burguer - cardápio - detalhe 1

Gostei desse detalhe no menu, a explicação cuidadosa do sanduíche (para ler melhor, clique na foto para ampliar).

TT Burguer - cardápio - detalhe 2

Mas gostei ainda mais deste detalhe ali, no verso do cardápio.
Eu diria que, mais do que brasileiro, o T.T. Burger é carioca. Não só porque nasceu no Arpoador. Mas também porque serve mate com limão, porque tem o brownie do Luiz, o sorvete Nuvem…
Neste instante da foto aí de cima, fui reconhecido pela Maroca, amiga querida de jornal, que aparece ali no canto esquerdo da imagem (pequena assim, fica difícil de ver), me reconheceu, e veio falar comigo (na hora eu não a vi, mas só agora, quando fui editar as fotos).

TT Burguer embrulhado

O sanduíche é servido assim, embrulhado no papel, da maneira clássica, e vem em sacolinha de papel. O ponto da carne é indicado pela cor. Vermelho é malpassado. Dá para pedir ao ponto, ou bem passado. Não cometa essa heresia.

TT Burguer - cerveja

Para beber, além de mate, água e refrigerantes, as escolhas são a “cerveja da casa”, a Bamberg Pilsen, e a o vinho usual da familia Troisgros, Cotê Roannaise Gamay tinto, leve e frutado, produzido no Loire, servido em copinho de plástico.

Para encerrar, além do clássico universitário Brownie do Luiz, temos os deliciosos “Sacodes”, que nada mais são que milk shakes (não sei se serei capaz de chamar a sobremesa pelo seu nome oficial ali). Eu já me dava por satisfeito. Mas, tinha postado uma foto no Instagram-Facebook. Uma amiga viu. E deixou o seu recado, ao qual não pude resistir: “Delícia. Fui na terça. Pede o shake de doce de leite.  Beijo”.

Alguns sugestões de amigos soam como ordem. Tive que pedir, ainda mais que não era simplesmente um “sacode de doce de leite”, mas um “sacode de doce de leite com flor de sal”… Como resistir à tamanha tentação?

Busquei desculpa na literatura de Oscar Wilde, mestre das citações, quase um Millôr Fernandes britânico: “A única maneira de nos livrarmos de uma tentação é cedermos a ela.”

TT Burguer - balcão

Voltei ao balcão, fiz mais um pedido.

TT Burguer - Sacode de doce de leite

Como ir ao T.T. Burger, me pergunto agora, e não terminar com um sacode de doce de leite com flor de sal? Não cometa essa heresia.

———————————————————————————————-

Agora, deixo o cardápio (para ler melhor, clique na foto para ampliar).

TT Burguer - cardápio - frente

Frente.

TT Burguer - cardápio - verso

E verso.

P.S. – Interrompi a série de posts sobre restaurantes visitados com a filha para dar lugar a essa novidade, e a outra, no ar durante o final de semana, o novo menu de Joachim Koerper na Enoteca Uno, no Centro. As aventuras gastronômicas da Maria continuam a partir de segunda, encerrando a série com Vero e Roberta Sudbrack. 🙂

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

 

Anúncios

10 Respostas to “T.T. Burger abre as portas oficialmente hoje servindo um único e irresistível sanduíche, brasileiríssimo, mas seguindo o modelo da receita clássica americana”

  1. Dani Bispo Says:

    Uau! Amei! Que isso, vou lá hoje mesmo!! Pagamento e pedidos me parece nos moldes Shake Shack. É isso mesmo?
    Dani Bispo

  2. Oscar Daudt Says:

    Que beleza, gostei… Brasilidade sem xenofobia.

  3. Dri Says:

    Daí que acreditando no que foi divulgado na imprensa E está pintado na porta do lugar, saí de uma festa as 4:00 de sexta pra sábado só pra comer lá. Dei com a cara na porta e fui para a pizzaria Guanabara imensamente frustrada… Bola fora total.

  4. Léo Says:

    copinho de plástico é BRINCANAGEM NÉ…

    melhor fazer graça com outra coisa

  5. avantderniere Says:

    hmmm, vinho em copo de plástico, por 25 mangos? ai, ai…

    • brunoagostini Says:

      Eu diria que esse é o ponto fraco da casa, mas vinho em copo de plástico não me incomoda tanto. A questão é mais o preço e a oferta, mas quero mesmo é saber do hambúrguer.

  6. Ricardo Marins Says:

    Fala sério, um lanche com hambúrguer, e batata frita, um mate e um sorvete vai sair R$41,50. Com esse valor faço uma refeição de boa qualidade e se for falar em lugares fora do Brasil como melhor ainda. Comer no Rio está um absurdo, só mesmo coisa para abastados da burguesia que compram roupa na Reserva. O Rio precisa é de uma nova gastronomia que alie preço a qualidade. Vou continuar comendo meu Hare Burguer lá dentro da galeria River.

  7. Maysa Alexandrino Says:

    Olá Bruno,
    Também fui ao TT Burger durante o soft opening e amei.
    Tenho voltado semana sim, semana não e acompanhado as mudanças e evoluções da casa.
    Encontrei o Thomas por lá em uma das minhas idas e ele confirmou que se inspirou no Shake Shack.
    O gorgonzola já não é mais uma opção, reforçando a identidade do hambúrguer brasileiro. Também já não é mais apresentada a opção de escolher o ponto da carne. Agora é sempre ao ponto.
    Realmente o melhor é juntar cada batatinha crocante com uma mordida do sanduíche. Combinação imbatível! O ketchup de goiabada é incrível!
    Já do sacode de doce de leite com flor de sal não gostei tanto o dia que provei. Deixo esse de lado.
    Mas gostei muito da casa e da proposta estilo fast food. Tenho ido direto! O hambúrguer é bem gostoso.
    Bjoss

  8. Dicas #1 – Hambúrguer gourmet | Boni & Amaral Says:

    […] confit e cebola caramelizada no brioche. Na mesma direção, seu filho Thomas Troisgros inaugurou oTTBurguer, uma casa especializada, na Galeria River, no Arpoador, que tempera de brasilidade a receita […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: