Joachim Koerper chega ao Centro do Rio, para comandar a Enoteca Uno: mais uma bela notícia

Já anunciei aqui, em primeira mão, a boa nova, deliciosa novidade, mas sem maiores detalhes: a chegada do chef alemão Joachim Koerper ao restaurante Enoteca Uno, no Edifício Rio Branco 1, na Praça Mauá, Centro do Rio. Ficou mais fácil provar os cxardápios bem bolados, e bem executados, criados por ele, que passa a dar expediente ali durante a semana, nos períodos em que está na cidade (cada vez mais carioca, Koerper ainda toca dois restaurantes em Portugal, e se reveza entre lá e cá, passando cerca de 45 dias em cada país, alternadamente).
Agora, temos razões gastronômicas, além das visuais e geográficas (mais fácil que ir até o Casa Shopping, na Barra), para irmos até lá. Porque, até então, a Enoteca Uno era só a vista privilegiada para a Baía de Guanabara, e a localização central, as razões para se fazer uma refeição (a comida não era ruim, mas também não justificava uma visita).
Com Joachim, chegaram à casa pelo menos outros dois profissionais da restauração que tanto admiro, respeito e gosto: Jean-Pierre Fivria, maître nascido nas Ilhas Reunião (agora acertei!), recém-saído do Le Pré Catelan, e o sommelier português Jorge Nunes, que veio para o Brasil junto com o chef Joachim Koerper no ano passado, para a assumir o comando do restaurante Enotria, que assim como a Enoteca Uno – ambos pertencentes ao professor Eurico, famoso empresário do ramo – vinha precisando, e merecendo, um cuidado maior.

Enoteca Uno 13 - Vista do porto
Outro dia, numa tarde que prometia ser nublada e chuvosa, mas que de repente se apresentou clara e lindamente ensolarada, almocei ali, sentado diante da Baía de Guanabara, vendo as obras do Porto, o MAR, Museu de Arte do Rio) e a Ponte Rio-Niterói.

Enoteca Uno 4 - pães
Vi, também, um belo desfile de pratos que vão a partir de agora entrar no cardápio da casa. Para começar, o azeite de rótulo próprio molhava o prato, para logo em seguida ser limpo com os pães feitos ali, com destaque para um exemplar rústico, do Alentejo, feito com embutido português.

Enoteca Uno 1 - espumante com licor

Enquanto isso, Jorge Nunes nos preparava um kir royal,…

Enoteca Uno 2 -Cattacini

…usando o belo espumante brasileiro Cataccini…

Enoteca Uno 3 - licor de cassis

…com o licor francês de cassis. Voilá! Um clássico, belo aperitivo, que fazia tempo eu não bebia.

Enoteca Uno 5 - amuse bouche

O amuse bouche era uma linda composição, com vários bocadinhos (no sentido horário, a partir da foto de baixo, à direita): tartare de atum com caviar de wasabi, minipastel de goulasch com maionese de merrettich, pisto de legumes com castanhas de caju e emulsão de manjericão e cocote de ovo com bacalhau e arenque.

Enoteca Uno 7 - amuse bouche 3

Delícia, agora mais de perto: o tartare de atum com caviar de wasabi e o a cocote de ovo com bacalhau e arenque.

Enoteca Uno 6 - amuse bouche 2

E o minipastel de goulasch com maionese de merrettich e o pisto de legumes com castanhas de caju e emulsão de manjericão e cocote de ovo com bacalhau e arenque.

Enoteca Uno 11 - Riesling Spätlese

Quando chegou ás nossas taças do Riesling Spaetlese Cuve Joachim Koerper, vinho germânico trazido pelo chef de sua terra natal, um exemplar seco e pontiagudo, que fez lindo papel ao acompanhar os dois primeiros pratos.

Enoteca Uno 10 - Foie gras com pipoca 3

Primeiro, uma divertida e saborosa composição de foie gras com pipoca, brincando com os contrastes de doce com salgado, uma receita que trazia ainda chocolate e beterraba, e o Riesling chegava com tudo para equilibrar essa doçaria logo no início da refeição. Perfeito. A terrine de foie gras era envolvida pelo milho de pipoca transformado quando em pé, sobre uma pincelada de chocolate, um saquinho com pipocas e umas saladinhas, de beterraba e de folhas. Uma beleza. Junto foi servido um pão preto de especiarias, seguindo a tradição alemã na produção deste tipo de iguaria, preparado pela mulher do Joachim, a brasileira Cintia Paiva Koerper, uma simpatia, assim como o chef.

Enoteca Uno 15 - Lagostim

Depois, outra bela sacada, com delicadeza e sabor, numa bela criação: gaspacho de cereja com lagostim do Mercado de São Pedro, aquele lá de Niterói, que fornece muitos dos melhores pescados do estado do Rio. Vários pratos, uns sobre os outros, elevava a cumbuca até mais perto da boca, uma trabalheira pros garçons, ms que dá bonito resultado.

Enoteca Uno 17 - peixe

Depois, uma das receitas assinatura do chef, que leva o seu nome: o robalo a la meunière Joachim Koerper, pura simpatia, o arrozinho ao lado, o pedaço do peixe fresco e bem grelhado, o molho de manteiga, indecente.

Enoteca Uno 16 - vinho White

Na taça, o Malhadinha White 2012 by Joachim Koerper,, outro rótulo da casa, este produzido no Alentejo, pela vinícola moderna e linda que tem um restaurante comandado pelo chef alemão.

Enoteca Uno 18 - Cavaquinha

Ainda empunhando o raçudo branco lusitano, combinando frescor com certa estrutura, foi apresentado o ravióli de manjericão com cavaquinha e emulsão de molho de  tomate branco.

Enoteca Uno 19 - Cavaquinha 2

Servido na cataplana de cobre, aquele linda caçarola portuguesa, era outro prato lindo e delicioso.

Enoteca Uno 20 - porco preto do Alentejo

Então, entrou em cena o Malhadinha Red by Joachim Koerper 2011, boa  fruta madura, bom complemento levemente tânico para o porco preto da raça alentejana, carne originária da mesma região do vinho, belo encontro de conterrâneos, união consagrada pela cevada cremosa, espécie de risoto feito com este cereal, coroada por legumes delicados, e o chutney de cupuaçu, além de uma crocante batata frita, um ninho salgadinho.

Enoteca Uno 21 - Porco preto do Alentejp com vinho Red

Uma beleza mesmo.

Enoteca Uno 22 - Cordeiro com polvo

Pensa que acabou. Ainda não. Havia o carré de cordeiro com  polvo, tomate confitado, curry e nhoque de baroa com limão siciliano, um prato que só de escutarmos a descrição já nos faz salivar ao imaginar como pode funcionar muito bem esta complexa criação, que passeia por mar e montanha, pela tradição da cozinha ocidental com o tempero picante e perfumado do Oriente. Polvo com cordeiro, taí uma combinação que dá certo, e eu não me lembrava de ter provado. Curti muito.

Enoteca Uno 25 - Riesling Eiswein

Hora de limpar as papilas com o néctar alemão, outro vinho com a assinatura do chef, o Riesling Eiswein Cuve Joachim Koerper 2009, um dos grandes exemplares germânicos, combinando a acidez penetrante com a doçura aveludada do açúcar em alta concentração, puro equilíbrio e instigação.

Enoteca Uno 24 - Mil folhas e vinho doce

Lindeza de vinho, que recebeu uma sobremesa delicada, mil folhas de morangos com sorvete de cumaru, outra criação do chef que joga umas pitadas de brasilidade na tradição europeia. Pouca gente ainda se deu conta disso totalmente. Mas hoje o Joachim Koerper, que já alugou apartamento na Glória para ficar mais perto do Centro, e do restaurante, é um dos grandes chefs do Rio de Janeiro.

Infelizmente, esqueci de fotografar as mignardises, belas e gostosas, que acompanharam o café.

Desci observando o MAR, as obras do Porto Maravilha.

Maravilha foi esse almoço.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

2 Respostas to “Joachim Koerper chega ao Centro do Rio, para comandar a Enoteca Uno: mais uma bela notícia”

  1. Dan Says:

    Parabéns! Gostei muito do seu blog.

    Temos um blog com relatos de viagens também e gostaríamos de convidar para dar uma “viajada” por lá… é Muita Viagem! =)

    Muita Viagem – blog com relato de viagens

  2. Maysa Alexandrino Says:

    Olá Bruno,
    Fui à Enoteca Uno há uns 2 meses e acabei optando pelo menu executivo, com um bom custo-benefício, oferecendo entrada+prato principal+sobremesa por R$ 50.
    Achei tudo bom, mas nada ótimo.
    Quem sabe numa próxima não vou no a la carte para ver se encontro pratos com mais destaque.
    O lugar realmente é agradável, com um belo salão e uma bela vista.
    Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: