Que exquisito: ao completar três anos, Entretapas lança novo menu com iguarias deliciosas como língua, rabo de boi e rins

Linguarudo que eu sou, fiquei muito animado quando soube que, na esteira das comemorações pelos seus três anos, o Entretapas lançaria um novo menu, batizado de “Que exquisito!” Apaixonado por pratos com língua, amante da rabada, fã incondicional dos rins e das morcillas, e de tantas miúdos, embutidos e outras iguarias que – sabe-se lá porque quais razões – sofrem de preconceito por parte do brasileiro, esse povo que só quer saber de filé mignon, peitinho de frango e posta de peixe (sem espinha, por favor).
O nome é uma boa sacada, e quem não gosta de boas sacadas? Nos países de língua hispânica, “exquisito” é gostoso, saboroso. Aqui no Brasil, é estranho, como são esquisitos para muita gente esses ingredientes, que em outras partas são iguarias finas.

Entretapas - língua
Linguarudo que sou, como já escrevi aqui mais de uma vez (para ler, clique aqui e aqui), tive um momento de rara alegria ao provar a “lengua en salsa”, uma das receitas desse novo menu, que já nasce clássico. Bifinho, quase como escalopinhos,d e língua foram cozidos, acho eu, para então serem empanados em massa leve e delicada, para serem servidos em molho denso, encorpado, saboroso, com base de vinho. Foi o destaque da noite. E, entre tantos pratos do Entretapas que me fazem virar a cabeça, este já garantiu um lugar na lista de preferidos, junto com delícias com os “huevos rotos”.

Entretapas - bacalhau
Pois as novidades são muitas. Junto com esse menu, o chef Jan Santos deu uma boa mexida em todo o cardápio. E a casa está cheia de novidades fresquinhas. Tem bacalhau confitado em um molho agridoce, feito com mel, azeite e cebola com um toque de passas,…

Entretapas - lulas

…tem lulinhas chapeadas, grelhadas sobre uma leito de legumes salteados com azeite de oliva e mel, preparo finalizado com azeite verde, de oliva extra-virgem temperado com salsinha e alho.

E umas croquetas de frutos do mar, e uma barriguinha de porco confitada, cujo nome oficial é “panceta lacada con cremoso de queso”, a barriguinha suína cozida com legumes e  laqueada com mel e vinagre de Jerez, acompanhada com creme de queijo de cabra. Uma loucura.

Entre os pratos que já conhecia de edições especiais, estão o “conejo con chocolate”, prato ibérico de referências mexicanas; e o “volcán de morcilla”, um estrondo de sabor, uma erupção deste embutido que tanto amo.
E ainda tem mais. Um lombinho de porco recheado, como rocambole, saboroso, delicado, com a casquinha crocante e um recheio envolvente.

Entretapas - riñones
Sou um louco por Jerez, aquele vinho fortificado espanhol, e assim a minha alma se encheu de entusiasmo ao saber que esse novo cardápio, que entrou em cartaz ontem, teria um mais de uma receita combinando usando a bebida. Foi um delírio provar o rabo de boi com molho de Jerez, e também os riñones al Jerez, a sublimação dos rins, a intensidade do sabor, a textura macia, a cremosidade do molho.
Dizem que em time que está ganhando não se mexe, o que é uma grande bobagem. O Entretapas é vitorioso, está ganhando, e logo vai ganhar um irmão, o Ibérico, que abre as portas entre o final deste ano e o começo de janeiro, no Jardim Botânico, com cardápio novamente espanhol, mas dessa vez com espírito um pouco mais de restaurante, e menos de bar. Ou, como bem definiu o chef “Vai ser um menu ‘com tradição’, onde vou explorar a cozinha clássica espanhola, mas podendo fazer ou uma outra concessão, ou ou outro prato de perfil mais autoral, mas sempre seguindo esse espírito”. Pois é possível imaginar o quanto eu quero visitar a casa em gestação. Mas o fato é que o Entretapas está ganhando, e mexeu no time. E eu, pessoalmente, gosto muito disso. Porque sempre que vou até lá tem algo novo acontecendo. Foi assim como a fabada, com as edições temáticas do “Como na Espanha”, com foco na cozinha de certas regiões do país; e é desse jeito agora, com o “Que exquisito”.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: