“Quero cantar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro”: vermelho e preto é Flamengo, e ponto final

Reprodução da TV: a nação rubro-negra pode comemorar

Reprodução da TV: a nação rubro-negra pode comemorar

 

Nada representa mais um clube de futebol do que as suas cores.
E a identificação delas dá a grandeza de uma dessas instituições do futebol brasileiro.
O Flamengo é rubro-negro. O mundo sabe que o Flamengo é rubro-negro. O Vermelhe-e-Preto se confunde com a Nação. No Rio, em Nova York, em Londres, em Dubai ou em Tóquio, o o planeta sabe que o manto sagrado é rubro-negro, sabe que Vermelho-e-Preto é Flamengo.
Pobres dos torcedores dos clubes de cores sem caráter. Não falo do Barcelona grená. Falo do Vasco, do Botafogo, do Corinthians, da Ponte Preta, do Bragantino, do Ceará e tantos e tantos clubes alvi-negros Brasil a foto. Preto e branco é a foto, preto e branco são muitas coisas. Vermelho e preto é Flamengo.
Piores ainda são os tricolores. Tricolor é o Fluminense, é o São Paulo, é o Grêmio, é o Bahia, é o Santa Cruz, são muitos, são milhates, lhes faltam identidades.
O tricolor carioca, por exemplo, tem as cores da Itália, e quando vemos a sua bandeira, ela nada mais é que uma fâmula italiana, com escudo aplicado, mesmo que as faixas seja horizontais, e que o branco seja uma linha fina, em alguns casos. As três cores, me perdoem, só traduzem “tradizione”.
O vermelho e o preto, não. O vermelho e o preto são o Flamengo, aqui e alhures, em quaisquer galáxias. Rubro-Negro é Flamengo.
E ponto final.

 

P.S. – Escrevi este texto na semana passada, durante a primeira partida da final da Copa do Brasil, lembrando do que é, de fato, ser um time grande, único. Obrigado, meu Mengão. Eu gosto de você.

Anúncios

3 Respostas to ““Quero cantar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro”: vermelho e preto é Flamengo, e ponto final”

  1. Léo Says:

    Bruno, sou um vascaíno atípico pois sem nenhuma aversão ao flamengo e a outros times…

    Mas acabo concordando com a antipatia causada pelo clube, talvez por manifestações de megalomania desenfreada dos seus torcedores…

    • brunoagostini Says:

      Desculpe, amigo, mas dispensamos a simpatia alheia, e até gostamos de despertar certos sentimentos desgostosos nos tercodores de outros times. Um abraço

  2. Paulo José Says:

    Aí, Bruno, o vice aí de cima começou dando uma de humilde, “o diferentão”, mas depois passou recibo como todos os outros….. kkkkk. SRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: