Cerveja, asado de tira, hamburguesas e até farofa de ovos: as novidades no uruguaio Gonzalo

Gonzalo 2 - Hija de Punta

Amanhã, o uruguaio Gonzalo lança, no Brewteco, a sua cerveja. Hija de Punta (o nome é genial) foi produzida pela Mistura Clássica, uma receita leve e refrescante, uma lager bem lupulada, com delicioso amargor, boa para se levar à mesa – e que também será servida em forma de chope. Além disso, será vendida ao público, em lojas, como o próprio empório uruguaio que o Gonzalo vai abrir em breve, ali mesmo ao lado, na Humberto de Campos, só com produtos uruguaios (incluindo morcilla, nham nham nham!!!)
E foi com ela no copo que eu almocei ali no último domingo, encerrando a tarde vendo a última rodada do Brasileirão diante da TV do Brewteco, ali mesmo, no Leblon, um bar que me encantou, na Dias Ferreira, e sobre o qual eu pretendo escrever aqui neste blog, amanhã ou sexta (em resumo, foi um boteco que manteve o seu astral, jeito, cardápio e preço de pé-sujo, mas está servindo cervejas de alta qualidade, sem deixar de vender as Originais da vida: genial).

Gonzalo 1 - morcilla
Pois, além da própria cerveja, o Gonzalo anda cheio de novidades no menu. A morcilla não é uma delas, mas sou incapaz de resistir a esse embutido de sangue, e sabendo dessa minha predileção, o chef Dudu Mesquita mandou servir uma frigideira fumegante assim que cheguei. Bravo!

Gonzalo 3 - Hija de Punta - contra-rótulo
No contra-rótulo da Hija de Punta encontramos a história que deu origem a ela. Uma “chica guapa” que fez o parrillero cair de amores por ela, em um certo verão passado em Punta del Este, muitos anos atrás (para ler, clique na imagem, para ampliar a foto).

Gonzalo 4 - hamburguesas
Pois, então, fomos mordiscar as outras novidades do cardápio. Primeiro, as “hamburguesas”, com duas receitas. Uma delas, com queijo e um hambúrguer que combina três cortes da casa, ojo de bife. É a chamada “hamburguesa gourmet”, com chorizo, picanha e, ancho moídos, com queijo provolone, cebola roxa, tomate , alface, e molho de mostrada Dijon A outra, feita inteiramente com a carne de asado de tira, é chamado de “hamburguesa Centenário”, com temperada só com sal e servida com cebolas assadas na parrilla, tomate, alface, e maionese. Bom demais da conta. Uma sugestão para os amantes da carne: peça o sanduba pelado, só com pão de carne. E, para ler mais sobre outros belos hambúrgures do Rio, clique aquiaqui, aqui e aqui)

Gonzalo 5 - Dudu Mesquita

Aí está o Dudu Mesquita, o chef boa-praça, autor da receitas, comandante da cozinha do Gonzalo, um cara que conquistou a minha admiração nesses pouco mais de ano ano de funcionamento da casa, que supriu a carência do carioca de carnes platenses.

Gonzalo 6 - asado de tira uruguaio
O asado de tira, aliás, é um capítulo à parte. Resultado do cruzamento das raças wagyu e hereford, numa proporção com muita mais carga genética do gado japonês do que do inglês, resultando em um corte macio, cheio de sabor, com gordura entremeada. Uma verdadeira loucura. São três “tiras” de costela, que devido á grande quantidade de gordura, me parecem perfeitas para serem divididas por três pessoas, acho muito para uma dupla, mas é bom demais, difícil resistir. Mas, repara na gordura espalhada embaixo da carne: haja fígado.
Não fotografei, mas a pedido dos clientes a casa começou a servir, também no próprio domingo, uma farofa de ovos. Reza a lenda que foi um pedido do Ghiggia, o carrasco da Copa de 1950, amigo de infância do “señor” Hector Estebán Gonzalo, que – aliás – visitou o restaurante recentemente, cujas paredes estão enfeitadas com uma camisa da Celeste com autógrafo seu.

Gonzalo 7 - dulce de leche
Para encerrar, mais novidades, uma composição simples e inteligente. Uma colher de doce de leite Lapataia espalhada de modo a formar uma pequena cavidade, preenchida com azeite Punta Lobos aromatizado com limão, com um toque de flor de sal. O sal quebrando o doce, o azeite dando untuosidade, o perfume de limão dando o toque cítrico. Uma delicioso loucura.
Curti mil vezes.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: