Um passeio pelos restaurantes de Gastón Acurio, em Lima

O chef Gastón Acurio ao lado da colega francesa Anne-Sophie Pic em evento recente do Relais & Châteaux

O chef Gastón Acurio ao lado da colega francesa Anne-Sophie Pic em evento recente da associação de hotéis Relais & Châteaux, que aconteceu em Paris

O turista que viaja a Lima com propósitos gastronômicos não tem como deixar de ir a pelo menos um dos restaurantes do chef-celebridade Gastón Acurio, que – penso eu – dispensa apresentações. Hoje encontramos as suas casas espalhadas por todo mundo, mas nada se compara a experimentar a sua cozinha em seu local de origem, não apenas pelo simbolismo disso, mas também pelos ingredientes, os originais. Eu estive em quatro deles. Pela ordem cronológica, fui ao Panchita, ao La Mar, ao Tanta e, finalmente, à Casa Moreyra. Cada um com as suas particularidades em termos de comida, decoração e serviço.

O anticucho clássico do rústico Panchita: de coração bovino, com batata, milho e pimentas

O anticucho clássico do rústico Panchita: de coração bovino, com batata, milho e pimentas

O Panchita segue uma vertente rural e caseira, mais rústica. Já o La Mar, como o próprio nome entrega, é a casa dos pescados, onde encontramos ceviches, tiraditos, causas, chupes, arroces e outras variações de pratos com pescados. Já o Tanta é uma rede espalhada por toda a cidade, uma reunião de vários pratos peruanos, com alguns toques autorais, em ambientes mais formais. Por fim, a Casa Moreyra, caçula da turma, inaugurada a pouco mais de um ano, com um perfil mais autoral, com menus conceituais, de comidas e bebidas.

O balcão do la Mar, com os pescados do dia

O balcão do la Mar, com os pescados do dia

Se me perguntarem o que eu mais gostei, digo que comi melhor no La Mar. Porém, o Panchita pareceu o endereço mais extraordinário e diferente do que estamos habitados a provar em termos de cozinha peruana. Enquanto a Casa Moreyra vale a visita não só pela comida, mas pela carta de drinques, e pelo ambiente, um casarão majestoso, que por si só já é um bom motivo para se ir até lá. O Tanta, por sua vez, serve uma cozinha divertida, e tem vários endereços (durante a minha viagem, passei por pelo menos três deles).

Petiscos no Tanta: croquetas de ají de gallina; misto criollo, com vários bocadinhos; e os huevos de Gastón, ovos mexidos à moda do chef, com torradas

Petiscos no Tanta: croquetas de ají de gallina; misto criollo, com vários bocadinhos; e os huevos de Gastón, ovos mexidos à moda do chef, com torradas

Além desses, o chef, ao lado de sua mulher, a alemã Astrid, mantém outras casas com cozinhas e propostas distintas. Tem uma chifa, que é a cozinha de raízes chinesas, levada pelos imigrantes deste país, e também uma chocolateria. Criou um verdadeiro império, que o cacifa para voos em outras áreas, como a política. Faz sentido. À certa altura da viagem, o chef Marco Espinoza fez uma previsão que eu tenho quadse certeza irá se concretizar nos próximos anos. Gastón Acurio será presidente do Peru. Empresário bem sucedido, embaixador da cozinha peruana, ícone do país, agitador cultural e criador de vários programas sociais, só não será eleito se não quiser.

Almejas ahumadas da Casa Moreyra: lugar bonito com cozinha mais criativa

Almejas ahumadas da Casa Moreyra: lugar bonito com cozinha mais criativa onde pratos e drinques têm bela apresentação

Mas convenhamos que política peruana não é um tema dos mais apetitosos para este blog guloso. Portanto, falamos dos restaurantes, que é bem mais gostoso. Assim, nos próximos dias este blog vai tratar de mostrar como foram essas refeições. Conforme os textos e fotos forem prublicados, eu coloco aqui os links, para facilitar a navegação, deixando este post de apresentação como referência.

Panchita

La Mar

Tanta

Casa Moreyra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: