Tanta: uma rede de cafés informais e com bom cardápio peruano tradicional

Não tínhamos planejado nenhuma visita ao Tanta, uma rede de cafés espalhada por Lima, e com filiais em cidades como Barcelona, Santiago, Panamá e Chicago. A casa tem cardápio peruano tradicional, mas apresentado de maneira moderna, informal; e está estabelecido em pontos estratégicos, como o bonito shopping Larcomar, em Miraflores, na Calle Malecón, filial debruçada sobre o Pacífico. Mas acabamos parando ali em um lindo final de tarde, e esperamos o sol cair no mar, num belo espetáculo.

Lima - festa 1
Depois do longo almoço no La Mar, fomos até o Centro Antigo de Lima, e fomos brindados com uma festa, em comemoração ao aniversário de 480 anos da fundação da capital peruana, que aconteceria no dia seguinte, domingo.

Lima - festa 2

Paramos nas escadarias da Plaza Mayor, coração colonial da cidade, e acompanhamos o desfile de grupos de música folclórica, um cortejo alegre, com bandas marciais, gente fantasiada, roupas coloridas, trajes típicos, coreografias, cânticos, uns bonecos gigantes, como os de Olinda, pernas-de-pau.

Lima - festa 3

Uma festa, quase um carnaval.

Lima - la casa de la gastronomia peruana
Aproveitamos para uma rápida visita à Casa da Gastronomia Peruana, um pequeno museu que pode ser um respiro de tranquilidade em um passeio pelo Centro Histórico de Lima, especialmente para aqueles interessados na boa mesa do país.

Lima - la casa de la gastronomia peruana 3

Há mapas, fotos, ilustrações, objetos e reproduções de cenas do cotidiano. Não vá até lá só pelo museu, mas caso esteja por ali, vale entrar.

Lima - la casa de la gastronomia peruana 2
Ali descobri, por exemplo, que existe no Peru um pão carioca.
Não me lembro bem quem teve a ideia, mas alguém sugeriu uma visita ao shopping Larcomar, onde já havíamos estado na noite anterior para provar outro clássico da cozinha local, o pollo a las brasas, isso mesmo, um frango assado na churrasqueira, em um dos seus endereços mais tradicionais, a Pardo’s (assunto para um outro post).
Então, negociamos o valor do táxi (em Lima, não há taxímetro, e o preços das corridas é negociado previamente. Via de regra, ao primeiro valor sugerido pelo taxista, tire cerca de 30%. Ou seja, se ele pediu 15 soles, ofereça 10, que ele vai aceitar, e o preço estará justo para ambos) do Centro Histórico até o shopping.
Havia planos de uma esticada até a fundação do fotógrafo Mario Testino, perto dali.

Lima - Parapente em Miraflores

Mas o sol que ia baixando em direção ao mar, aquela tarde linda, cheia de gente animada passeando pelo rua, aquela luz bonita, os parapentes sobrevoando as nossas cabeças…

Lima - Parapente em Miraflores 2

Era um conjunto de coisas que tornava desagradável a ideia de sair dali para se enfurnar em um museu, ainda que fosse para ver lindas fotos. Gisele Bündchen que me perdoe, mas vou ficar por aqui mesmo.

Lima - exposição de fotos - Larcomar
Quem viaja a Lima nos próximos meses PRECISA visitar o shopping Larcomar por um motivo bem grande: a SENSACIONAL exposição de fotos sobre os oceanos, com várias imagens incríveis. Simplesmente imperdível, e eu farei também um post sobre isso.

Lima - exposição de fotos - tubarão
Deixo de aperitivo a foto de um tubarão. E na semana que vem publico um post reunindo algumas fotos que eu reproduzi.
Pois estávamos nós ali, vendo o mar, curtindo a brisa… Vamos comer e beber algo, né?

Lima - praia
Neste contexto, o Tanta caiu como uma luva. O lugar – que seria idealizado e administrado pela alemã Astrid Gutsche, mulher de Gastón Acurio – tem algumas mesas internas com vista para o mar, e uma pequena varanda com parede de vidro e um panorama privilegiado do Pacífico. O sol ia caindo, indo do amarelo ao laranja.

Lima - Tanta - drinque
Pedimos um drinque de lúcuma, um tanto doce para o meu gosto, de modo que acabei mesmo indo para o meu porto seguro nessa temporada limeña, o pisco sour. Não se deve beber sem comer nada, ensinaram-me os italianos. Pedimos, portanto, uns petiscos.
Foram três de uma vez, para compartilharmos ao centro da mesa.

Lima - Tanta - petiscos

Destaque mesmo foram as croquetas “triunfadoras” de ají de gallina, uma reinterpretação desta receita clássica, que neste caso ganha forma de chuarutinho, e é empanada na farinha panko. Para reforçar a presença da pimenta (o ají amarillo é a base do prato), um molho feito com esta pimenta.
Pedimos ainda os “huevos de Gastón”, assim definidos no menu: “Os de sempre, mexidos com aipim e linguiça de Huacho”. Bela preparação.
Por fim, nosso trio de petiscos era completada por um misto de petiscos, com bolinhos de apim com queijo, tamales amarelo e verde, anticucho clássico (de coração bovino).

Lima - Tanta - sol 1
E assim, o sol foi caindo, caindo.

Lima - tanta - Sol 2

Caindo…

Lima - shopping Larcomar 2
E fica aí a dica do Tanta, um lugar bacana para uma refeição ligeira, em ambiente bem informal, e com uma cozinha competente, que honra a assinatura que traz da dupla Astrid Y Gastón.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: