Chifa Ti Ti: o melhor da cozinha chinesa em Lima

Já falamos aqui da cozinha nikkei, fusão (sem confusão) de Peru e Japão. Existe outra vertente muito importante da gastronomia peruana que também cruza o Oriente com o Ocidente. É a cozinha chifa, com raízes chinesas. Mas, ao contrário da cozinha nikkei, que explora bem os ingredientes peruanos, a chifa me parece praticamente uma reinterpretação dos pratos chineses.
Para quem gosta, como eu, da cozinha chinesa, visitar Lima é um prato cheio por conta disso. Na verdade, são vários pratos cheios, e servidos em mesa redonda com aquele círculo que vai girando, alcançando todos os comensais.
Há muitas chifas em Lima. Mais que cevicherías, por exemplo. Acho que bem mais até, pelo que pude observar. Algumas são portinholas modestas, com salinhas simples, toalhas de plático, mesas e cadeiras idem. Diz-se que mesmo nessas come-se bem e barato, e eu acredito mesmo nisso.

Chifa Ti Ti - Lima 1
Mas nós só fomos em uma chifa. Uma chifa chique. Escolhemos uma que para muitos é a melhor da cidade, e depois de minha visita sou levado a crer que isso é a mais pura verdade. Chama-se Ti Ti, e convém reservar.

Chifa Ti Ti - Lima 3 - salão 2

Estivemos na casa num almoço de domingo, por volta de 13h. Não tínhamos reserva, e então esperamos por cerca de uma hora na parte externa.

Chifa Ti Ti - Lima 4 - Pisco 1
Sem problema, havia o garçom fornecendo pisco sour pra aplacar a sede.

Chifa Ti Ti - Lima 2 - salão
Entramos quando o salão começava a esvaziar. Ganhamos uma mesa, mas acabamos nos sentando nesta aí de cima, que fotografei logo que cheguei, com bandeja giratória e tudo (acho que é a melhor do restaurante).
Novamente, e como sempre, deixamos as escolhas da comida a cargo do chef Marco Espinoza, que buscava um panorama amplo das cozinhas tradicionais do Peru.
No imenso cardápio, que lista acredito eu uns 200 pratos, ele pescou um bom e ilustrativo percurso da cozinha chifa, de uma maneira geral, e do Ti Ti, mais especificamente.

Chifa Ti Ti - Lima 6 - porco

Começamos com esta bela porção de lombo de porco, ligeiramente laqueada, ganhando contornos agridoces.

Chifa Ti Ti - Lima 6 - won ton
E ao mesmo tempo a nossa mesa se encheu. Havia esses won tons fritos, sequinhos e bem crocantes, recheados com porco e camarão, acho. Lembro mais da crocância, do molho pungente, que do recheio propriamente.

Chifa Ti Ti - Lima 7 - bolinho no vapor 2
Depois, garfei esses bolinhos abertos cozidos no vapor com gigantesca alegria, banhando-os no tal molho instigante que tínhamos à mesa. No recheio, camarões e cogumelos.
Até aqui, um percurso impecável.
E assim foi até o final.
Recebemos com muita alegria os pratos principais. Sim, era tudo entrada até agora.

Chifa Ti Ti - Lima 8 - Lomo
Havia uma grande cumbuca de arroz “chaufa Ti Ti”, daqueles com cebolinha e ovo, e outros adornos. E com ela íamos equilibrando o vigor das carnes, sempre lambuzadas em molhos de presença marcante, sempre tendendo ao agridoce. O lomo, o filé mignon deles, chamado oficialmente de carne al ajo, vinha macio, suculento e escuro, por conta do tal molho que o besuntava por inteiro, quase caramelizando, dando um bronzeado digno de verão ensolarado.

Chifa Ti Ti - Lima 9 - Camarões com ervilhas
Camarões vistosos foram salteados com ervilhas, as tortas e as francesas, com uns brotos (acho que de feijão) e também um cogumelo maluco, daqueles bem finos, quase algas.

Chifa Ti Ti - Lima 10 - pato
O pato “al sillao”, laqueado, veio assim, fatiado, em perfeito exercício culinário, sabores e texturas bem integrados, a suculência da carne, e a crocância da pele, o molho que enriquecia o conjunto.

Chifa Ti Ti - Lima 11 - lagostins crocantes
Havia lagostins crocantes em molho cítrico e apimentado, “langostino 5 sabores”, informa o garçom, resultado dos mais satisfatórios, um dos pontos altos deste almoço impecável.

Chifa Ti Ti - Lima 12 - frango xadrez
O frango xadrez foi a cereja do bolo. Vi nele méritos, como a carne do peito ser suculenta, e um bom e harmonioso tempero. Mas, coitado… Depois daquele pato, e daqueles lagostins, fica ruim para um frango xadrez…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: