Dicas de Buenos Aires: as melhores casas de tango

O show de tango era correto. Bons músicos e bailarinos, e um repertório de clássicos, bem apresentados. Dava para ver bem o palco, porque El Viejo Almacén, um dos endereços mais tradicionais do ritmo portenho, é uma casa intimista, pode-se dizer. Eis que de repente surge um grupo de supostos índios, com trajes andinos, tambores e flautas, tocando canções aparentemente folclóricas. Mas eu queria tango. Paguei para escutar tango, para ver casais dançando tango. Com todo o respeito à tradição cultural indígena, não era o que eu procurava. Queria tango. São muitas as casas de tango na capital argentina.

A estátua de Carlos Gardel, em frente à casa que leva o seu nome, em Abasto

A estátua de Carlos Gardel, em frente à casa que leva o seu nome, no bairro  portenho de Abasto

Eu recomendo poucas. Apenas três, além de clubes, para dança, como Confitería Ideal: El Boliche de Roberto; Esquina Carlos Gardel e Rojo Tango. Cada qual em seu estilo. Com o fim do pequeno, aconchegante e muito intimista Bar Sur, em San Telmo, resta esse trio.
Assim como as parrillas, as empanadas e as lojas de vinho, as casas de tango mais recomendáveis estão entre as dicas mais pedidas pelos viajantes brasileiros que visitam Buenos Aires. Há muitas, mas poucas eu acho que valem mesmo a pena. Mesmo endereços tradicionais, como El Viejo Almacén, dão umas escorregadas, como a sessão dedicada aos ritmos andinos.
Depois da prova de vinhos na loja Lo de Joaquín Alberdi, terminamos o dia no ritmo do tango. Fomos na Esquina Carlos Gardel, em Abasto, em frente ao grande shopping center. Eu havia estado na casa há 12 anos, logo após a inauguração. Vi um ótimo show, com comida ok, e vinho ruim.

O cantor que representa Gardel com um duo de violões

O cantor que representa Gardel com um duo de violões

O show continua muito bom, pena que desfalcado de sua estrela maior naquela ocasião, um chileno que interpretava Carlos Gardel com impressionante precisão. Os tons, os timbres, a voz absolutamente igual. Hoje um bom cantor o substitui, e canta com precisão…

O cantor se parece com Gardel

O cantor se parece com Gardel

… com a vantagem de se parecer fisicamente com o cantor.

O show dura aproximadamente uma hora e meia, tempo suficiente para deixar um gostinho de quero mais.

O banda tem piano, violinos, dois bandonions e violoncelos

O banda tem piano, violinos, dois bandonions e violoncelos

Um bom conjunto, com piano, violino e dois bandonionistas, como manda o figurino do tango, executa bem um repertório de clássicos de Carlos Gardel.

Uma das cenas do show da Esquina Carlos Gardel

Uma das cenas do show da Esquina Carlos Gardel

Os bailarinhos cumprem um repertório que vai de passos clássicos, na cadência elegante do ritmo, até malabarismos exagerados, que arrancam aplausos.

Esquina Carlos Gardel - show 2

É bonito o show.

Esquina Carlos Gardel - show 4

É bonito o figurino, com trajes femininos muitas vezes ousados, que fazem parte da própria coreografia, altamente sensual em muitos casos.

Esquina Carlos Gardel - Porco
Comi empanadas e matambre de porco (na foto), ok, e um trio de sobremesas. Mas o vinho incluído no preço, o San Felipe… Tivemos que pedir uma garrafa por fora.
O Boliche de Roberto, em Almagro, é um caso à parte. Um boteco onde se encontram cantores e músicos, profissionais e amadores, jovens e senhores de idade bem avançada, para levar horas e horas de um tango informal, e delicioso, quase clandestino, regado por cerveja de garrafa, para deleite de portenhos e turistas, muita gente cabeluda e tatuada, ao lado de senhores de terno elegante. Um lugar que pode-se chamar de democrático, e sobre o qual eu já escrevi para este blog (para ler mais sobre El Boliche de Roberto, clique aqui).
Outro show que recomendo, e que conheci logo que começou, é o Rojo Tango, no hotel Faena. Estive lá em duas ocasiões, logo que o hotel foi inaugurado, em 2005. Um show moderno e elegante, como o próprio hotel, minimalista, intimista e sensual. Chique, com música de primeira, e bailarinos idem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: