Guia 450 Sabores do Rio 4 – Adonis, o boteco suburbano onde bacalhau combina com chope

O bacalhau à Filgueiras é empanado, e servido acompanhamentos muito apropriados para o peixe: brócolis, palmito, batatas coradas, alho frito, ovo cozido, azeitonas pretas e cebola

O bacalhau à Filgueiras é empanado, e servido acompanhamentos muito apropriados para o peixe: brócolis, palmito, batatas coradas, alho frito, ovo cozido, azeitonas pretas e cebola

Existem debates muito sérios sobre qual seria o melhor vinho para acompanhar pratos de bacalhau: branco ou tinto. No Adonis, essa discussão não faz o menor sentido. Neste boteco clássico de Benfica, pertinho do Cadeg, o que se bebe com o peixe tão querido pelos portugueses é chope. E não um chope qualquer, mas dos melhores do Rio (quando falamos das grandes marcas, Brahma, no caso), servido na caldereta, com uns três dedos de espuma, na pressão (pedir sem colarinho é pecado de lesa cultura cervejeira). Antes de mais nada, vamos pedir uns bolinhos de bacalhau, para serem apreciados com muito azeite e um pouco de pimenta, para estimular ainda mais os goles convictos no chope gelado, e cheio de vivacidade. Vale investigar se ainda tem o caldo de rabada, servido às vezes. Tudo isso como prelúdio para a estrela maior da casa, o bacalhau. Há várias receitas, em porções para até seis pessoas (leia-se dez). A que leva a assinatura da casa, chamado à Filgueiras, é a grande pedida, a recomendação usual dos garçons: uma posta alta e bem dessalgada (entenda-se com sal residual) é empanada em ovo, farinha e cheiro verde, e frita, coroando uma seleção de acompanhamentos muito apropriados para o peixe: brócolis, palmito, batatas coradas, alho frito, ovo cozido, azeitonas pretas, cebola… Rega-se com azeite em abundância. Pimenta da boa para realçar o sabor. Pede-se mais um chope. E voltamos para casa pensando: qual é mesmo o melhor bacalhau do Rio? Antiquarius, Adegão Português ou Adonis? Difícil escolha…

ADONIS – Rua São Luiz Gonzaga 2.156, Loja A, Benfica. Tel. 3890-2283. De seg. a sáb., das 8h às 22h; dom., das 8h às 17h. Aceita cartões.

Tags: , ,

2 Respostas to “Guia 450 Sabores do Rio 4 – Adonis, o boteco suburbano onde bacalhau combina com chope”

  1. Oscar Daudt Says:

    Bruno, meus parabéns por essa iniciativa de utilidade pública que será um patrimônio imaterial do Rio de Janeiro!

    • brunoagostini Says:

      Meu amigo admirado Oscar. Obrigado pelas gentis palavras. Falei, e ouvi falar, muito de você lá na Campanha Gaúcha. Grande abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: