Guia 450 Sabores do Rio 5 – Cervantes, reduto da boemia e dos sanduíches mais clássicos do Rio

O sanduíche de pernil com queijo e abacaxi no pão de leite: obra-prima do Cervantes, em Copacabana

O sanduíche de pernil com queijo e abacaxi no pão de leite: obra-prima do Cervantes, em Copacabana, que fica aberto madrugada adentro

O sanduíche de pernil com queijo e abacaxi é uma espécie de Dom Quixote: a obra-prima do Cervantes. No caso, o bar e restaurante clássico de Copacabana, inaugurado em 1955, verdadeiro dois em um: é possível comer tranquilamente, com a família, no pequeno salão, com entrada pela rua Prado Junior; ou se debruçar sobre o balcão do bar, voltado para a movimentada Barata Ribeiro. São três ou quatro fatias generosas da perna traseira de porco, com queijo derretido e o abacaxi, montados em um bom pão de leite. Para acompanhar, um pedaço de limão, que dá uma temperada da boa; e um chope, pra matar a sede. No cardápio de perfil clássico encontramos pratos como língua com purê; miolos à milanesa, picanha e outras “minutas” executadas à moda antiga, para o bem, e para o mal. Mas são os sanduíches que fazem da casa um lugar especial, sem contar o fato de que é um refúgio seguro nas madrugadas cariocas, onde a boemia bate ponto, entre chopes e discussões ébrias, de cunho futebolístico, carnavalesco e outros temas relevantes. Há quem prefira o filé com abacaxi e queijo. Ou mesmo o tender, com sabor realçado pela fruta, que é preparada de maneira única, mantendo a suculência, com a acidez domada pelo cozimento, e o açúcar que contrabalança o sal das carnes, que ficam expostas numa vitrine. Com todo o respeito aos adeptos de outras versões, o grande ícone do Cervantes, o Don Quixote da gastronomia copacabanense, é mesmo o sandíche de pernil, com a carne gostosa, e aquela casquinha escurecida pelos caldos do cozimento, de sabor intenso. O de filé, vá lá, pode ser no máximo um Sancho Pança… Ou, quem sabe, um Rocinante…

CERVANTES – Rua Barata Ribeiro 7, Copacabana. Tel. 2275-6147. De ter a qui, e dom., do meio-dia às 4h; sex. e sáb., do meio-dia às 6h. restaurantecervantes.com.br Aceita cartões.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: