Guia 450 Sabores do Rio 7 – Bar Lagoa: steak tartare e cardápio meio alemão meio carioca

O tartare do Bar lagoa é preparado na mesa pelo garçom: um bolo de carne coroado por uma gema de ovo e um alice, cercado pelos temperos (cebola, salsinha, picles)

O tartare do Bar lagoa é preparado na mesa pelo garçom: um bolo de carne coroado por uma gema de ovo e um alice, cercado pelos temperos (cebola, salsinha, picles)

O garçom traz à mesa o prato montado. Um bolo de carne coroado por uma gema de ovo e um alice, cercado pelos temperos: cebola, salsinha, picles. Com mestria, ele mistura os ingredientes, criando uma massa de sabor equlibrado. Não importa que a carne não seja picada na faca. O tartare do Bar lagoa é um monumento da gastronomia carioca, tão à moda antiga quanto o próprio lugar, um dos restaurantes mais belos e preservados do Rio, uma verdadeira viagem no tempo, com o perdão do clichê. O tartare vem com uma cesta de pães. Eu sugiro que se peça uma porção de batata frita, para acompanhar. Quem escolhe uma mesa na varanda pode jantar espiando a Lagoa, e o Redentor ao fundo. Mas o salão art-deco, o mesmo desde a inauguração, nos anos 1930, quando a casa se chamava Bar Berlim. O cardápio é meio alemão, meio carioca, com receitas tradicionais da cozinha urbana da cidade do Rio no século passado. Assim, podemos pedir rosbife,bife à milanesa (fininho) ou salsichões com salada de batata – cuja maionese, dizem, é feita com o bom chope servido ali. Kassler e eisbein chegam com chucrute, dos bons, e batatas cozidas. Do receituário carioca, temos canja de galinha, gurjões de peixe, casquinha de siri, sanduíches (como Bauru e filé com queijo), hadoque com alcaparras, camarão á milanesa com arroz à grega, mignon à Rossini (na versão “pirata”, com molho Madeira e patê), filé à Oswaldo Aranha, moqueca de peixe, e até pizzas, além de pudim de leite, apfelstrudel e goiabada com queijo (com direito a porção de chantily cobrada à parte). Há quem reclame dos garçons, que já não são emburrados como reza a lenda. Outros falam de decadência, preços altos, filas, demora.

BAR LAGOA – Av. Epitácio PessoA 1.674, Lagoa. Tel. 2523-1135. Seg. a sex., das 18h às 2h; sáb. e dom., do meio-dia às 2h. http://www.barlagoa.com.br Aceita cartões.

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: