Guia 450 Sabores do Rio 9 – A Polonesa: o suflê de chocolate de uma das casas mais tradicionais do Rio

O suflê de chocolate do restaurante A Polonesa deve ser encomendado na chegada, e é servido com uma casca de ovo em chamas

O suflê de chocolate do restaurante A Polonesa deve ser encomendado na chegada, e é servido com uma casca de ovo em chamas (para não deixar o doce murchar)

O restaurante A Polonesa, em Copacabana, cujo nome revela a sua especialidade culinária, está longe de ser uma unanimidade. Há uma turma que ama esta casa tão tradicional, inaugurada em 1948, e tão carioca. Outros, detestam o lugar, reclamando de garçons irritadiços, ambiente tristonho, escuro, de preços altos e comida insossa. Eu, que não sou fã nem desafeto, preciso reconhecer que o suflê de chocolate é um dos clássicos maiores da gastronomia carioca. Eu preferia que tivesse menos gosto de ovo, e que o chocolate usado fosse melhor. Mas é inegável o seu valor histórico e sentimental. Como demora a ser preparado, como qualquer suflê, deve ser pedido logo no começo da refeição. O doce chega com uma casca de ovo em chamas. O que parece uma estranha forma de decoração, tem efeito prático: não deixa a massa murchar, a derrota de qualquer suflê. Ali, o menu apresenta um receituário polonês, que é também tradicional de outros países do leste europeu, como Ucrânia e Rússia. Para começar, a borscht, a sopa de beterraba com creme. Depois, pirogi (massa recheada), estrogonofe ou goulash. Uma bom aguardente de ameixa, bebida típica da Polônia, vai bem, obrigado. E a refeição se encerra com o suflê. A Polonesa é um desses lugares emblemáticos da gastronomia carioca, que todos deveriam visitar ao menos uma vez. Nem que seja para aderir a corrente dos que falam mal da casa.

A POLONESA – Rua Hilário de Gouveia 116, Copacabana. Tel. 2547-7378. De ter. a sex., das 18h à meia-noite; sáb. e dom., do meio-dia à meia-noite. Aceita cartões.

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas to “Guia 450 Sabores do Rio 9 – A Polonesa: o suflê de chocolate de uma das casas mais tradicionais do Rio”

  1. Rafael Says:

    Pra mim é um lugar instável. Já comi muito bem e já comi muito mal. O arenque com creme, maça e cebola é muito bom; as almôndegas com trigo tem vindo insossas, assim como a dobradinha (tirando o fato que tudo lá é acompanhado de arroz e batata sauté, o que fica parecendo que a comida é feita na “carregada”.).

  2. Arthur Villar Martins Says:

    Considero o estrogonofe da Polonesa, um dos melhores do Rio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: