Encontro de vinhos naturais reúne produtores brasileiros e franceses, no Rio de Janeiro e em São Paulo

Lizete Vicari será uma das produtoras participantes

Lizete Vicari, do Domínio Vicari, instalado na Praia do Rosa, em Santa Catarina,  será uma das produtoras participantes: no total, serão sete produtores franceses e seis brasileiros, todos de vinho natural

No ano passado eu estava na feira BBB (Bien Boire en Beaujolais, que acontece anualmente nesta região francesa, reunindo produtores de vinhos locais, com alguns visitantes ilustres de áreas vizinhas, como a Borgonha e o Jura, nomes como Pacalet e Ganevat. Estava eu na ilustre companhia de mestre Didu Russo, grande companheiro de viagem. Fazíamos o nosso percurso, de mesa em mesa, seguindo o sentido horário, provando os vinhos e conversando com os vinicultores. Havia belisquetes, tipo uma terrine que estava deliciosa.
De repente, o inesperado. Encontro os amigos Alain Ingles e Pedro Hermeto, este segundo sócio do restaurante Aprazível, responsável pela carta de vinhos da casa, focado em rótulos brasileiros e em produtores naturais, orgânicos e/ou biodinâmicos, além de ter criado uma pequena vinícola, a Era dos Ventos, em parceria com os enólogos Luis Henrique Zanini e Alvaro Escher. A feliz coincidência trouxe uma notícia igualmente alegre.
– Viemos para buscar produtores para começar uma pequena importação de vinhos naturais, de pequenos produtores franceses. Estamos rodando há um bom tempo. Estivemos no Jura. Incrível. Aliás, viu que o Ganevat está aí? Já foram no setor de vinhos naturais? Tem cada coisa… – disse o Pedro Hermeto, de fato, fui ver depois, indicando o filé mignon da feira, um sobsolo mais aconchegante que o salão principal, frio, onde estavam o produtores naturais, orgânicos e biodinâmicos.
Pois agora chegou a hora deles, e os vinhos vão começando a chegar ao Brasil. Para marcar o início das operações, a dupla está organizando uma feira, que acontece entre os dias 30 deste mês e 2 de abril, no Rio e em São Paulo. Serão dois jantares e duas feiras, com a participação de sete produtores franceses e seis brasileiros, todos de vinho natural. Os franceses são Emmanuel Houillon e Pierre Overnoy, do Domaine Houillon-Overnoy; Jean e Agnés Foillard, do Domaine Jean Foillard; Eric e Marie Pfifferling, do Domaine L’Anglore; Pierre e Catherine Breton, do Domaine Breton; Sebantien Bobinet e Emeline Calvez, do Domaine Sebastien Bobinet; Patrick e Mireille Meyer, do Domaine Julian Meyer; e Marcel Richaud, do Domaine Richaud. Do Brasil, estarão presentes Marco Danielle (Tormentas), Mauricio Ribeiro (Vinhedo Serena), Lizete Vicari (Domínio Vicari), Eduardo Zenker (Arte da Vinha), Marina Santos (Vinha Unna) e Luís Henrique Zanini (Era dos Ventos).
O Rio inaugura o evento, na noite do dia 30, quando acontece um jantar harmonizadao no com a presença de produtores, às 20h, no restaurante Casa Vieira Souto, em Ipanema. O cardápio terá coisas como espetinho de caprese; linguicinha com melaço e gergelim; carpaccio de pupunha com raspa de limão e flor de capuchinha; rabada com purê de batata baroa e agrião e cheesecake de goiaba.
No dia seguinte acontece a feira, no Restaurante Aprazível, em Santa Teresa, das 16 às 20h.
Em seguida, vão todos para São Paulo. No dia Primeiro de Abril, o paulistas vão poder beber vinhos de verdade, quando o restaurante Bravin recebe o jantar com os produtores, também a partir das 20h. No menu, minicoxinhas, brandade de bacalhau, espetinho de coração de frango, bolinho de rabada, sardinha em escabeche e arroz de galinha caipira.
No dia 2, a feira será no Espaço Coleção Particular, em Pinheiros, das 16 às 20h.

Tipo, assim, algo imperdível. Porque não são apenas os vinhos, que são incríveis, mas também pela possibilidade de conversar com produtores como esses, que valorizam a terra, que tratam o vinho com carinho e que fazem esses vinhos tão lindos.

Onde comprar:
Ingressos RJ:
http://www.blueticket.com.br/13770/1-Encontro-Franco-Brasileiro-de-Vinhos-Naturais/?obj=listagem-tipo

Ingressos SP:
http://www.blueticket.com.br/?secao=Eventos&evento=13771&obj=listagem-tipo

 

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: