Guia 450 Sabores do Rio 24 – Alvaro’s: a casa ibérica que faz o melhor e mais amado pastel do Rio

O pastel do Alvaro's: O grande trunfo do salgado é a massa, feita com cerveja e aguardente, receita de origem espanhola, cidade de Santiago de Compostela, terra de Manolo Casal, sócio da casa, que chegou ao Brasil em 1962. Crocante e sequinha, fica bem aerada, deixando o conjunto leve. Carne, queijo e camarão são os recheios clássicos. Catupiry é outro muito pedido.

O pastel do Alvaro’s: O grande trunfo do salgado é a massa, feita com cerveja e aguardente, receita de origem espanhola, cidade de Santiago de Compostela, terra de Manolo Casal, sócio da casa, que chegou ao Brasil em 1962. Crocante e sequinha, fica bem aerada, deixando o conjunto leve. Carne, queijo e camarão são os recheios clássicos. Catupiry é outro muito pedido.

Alguns restaurantes param no tempo. E isso é bom. Viram porto seguro quando queremos um lugar afetivo, tradicional, daqueles que nos proporcionam uma viagem ao passado. No Rio, o Alvaro’s é um dos mais importantes representantes da categoria. Comer ali significa obrigatoriamente pedir uns pastéis. O grande trunfo do salgado é a massa, feita com cerveja e aguardente, receita de origem espanhola, cidade de Santiago de Compostela, terra de Manolo Casal, sócio da casa, que chegou ao Brasil em 1962. Crocante e sequinha, fica bem aerada, deixando o conjunto leve. Carne, queijo e camarão são os recheios clássicos. Catupiry é outro muito pedido. Muitos amigos vão até lá, e a petiscaria é das mais clássicas: presunto cru espanhol, ovos estrelados com bacon, frango à passarinho, gurjões de peixe com molho tártaro e até provolone à milanesa, além de picles e azeitonas. O restante do cardápio parece não ter mudado em nada desde os anos 1970, e o mesmo se pode dizer da execução dos pratos. Assim, honrando as raízes ibéricas do Alvaro’s, bacalhau e polvo estão entre as melhores pedidas. No primeiro caso, entre as dez receitas, escolha a versão ao Bráz, desfiado, com batata palha, azeitonas, ovos e alho; e no segundo, à provençal, frito, com cogumelos, alho e salsa. É um dos poucos lugares na cidade onde encontramos verdadeiros heróis da resistência, como a língua ao Marsala, o frango à Kiev (na receita distorcida, com catupiry em vez de manteiga), medalhão à piemontese, badejo à belle meunière, filé à francesa, haddock cozido no leite com manteiga quaimada, tornedor ao roquefort, camarão ao pomme d’or (cozido em molho branco, com maçã e arroz de amêndoas) e espaguete ao alho e óleo. Para encerrar, figos com creme, pudim de laranja, mousse de chocolate, banana frita, papaia com creme de cassis e torta alemã. É como voltar ao passado.

ALVARO’S – Rua Ataulfo de Paiva 500, Leblon. Tel. 2294-2148. De dom. a qui., do meio-dia à 1h; sex. e sáb., do meio-dia às 2h http://www.alvaros.com.br/ Aceita cartões.

Tags: , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Guia 450 Sabores do Rio 24 – Alvaro’s: a casa ibérica que faz o melhor e mais amado pastel do Rio”

  1. Janaina Says:

    Aff que tentação, tenho receitas aqui para dividir com vocês, são receitas do meu curso de gastronomia.
    http://cantinho-da-janaina.blogspot.com.br/

Deixe um comentário