Guia 450 Sabores do Rio 47 – Cuisinart, a cozinha confortável da chef Mirka Lage, e sua lagosta ao thermidor

 

A a lagosta ao thermidor com purê de batata ao aïoli, uma bela cauda do crustáceo ao molho branco flambado com conhaque e gratinado com gruyère (a foto é do Instagram: @brunoagostinifoto)

A a lagosta ao thermidor com purê de batata ao aïoli, uma bela cauda do crustáceo ao molho branco flambado com conhaque e gratinado com gruyère (a foto é do Instagram: @brunoagostinifoto)

A chef Mirka Lage trabalhou com Roberta Sudbrack. E depois se lançou à carreira solo. Abriu o pequeno restaurante Cuisinart, na rua de Santana, e logo virou queridinha dos funcionários da vizinhança, entre os quais os jornalistas de O Globo, que ajudaram a dar fama ao lugar. A cozinha da casa é carinhosa, afetiva. Entre tantos pratos recomendáveis, existe um ícone: a lagosta ao thermidor com purê de batata ao aïoli, uma bela cauda do crustáceo ao molho branco flambado com conhaque e gratinado com gruyère (a foto é do Instagram: @brunoagostinifoto). Um estrondo, um acontecimento. O prato tem legiões de fãs, que vão até lá, em romaria, nos almoços de sexta, quando o prato é servido (e outros vão atrás da feijoada, das boas). Mas há vários outros que são puro conforto, como bombom de alcatra à milanesa com purê de manjericão ao pomodoro, escondidinho de camarão com batata baroa, e frango xadrez. Todos os dias, há dois “pratos especiais da chef”. São receitas cheias de bossa, com pitadinhas autorais que não corrompem tradições culinárias, como o arroz de pato com castanha-do-pará e cebola assada; A carne assada, seguramente das melhores do Rio, é servida nas tardes de quarta-feira, guarnecida com batatinhas cozidas no molho, tão boas que não são mero coadjuvantes: é das mais carinhosas receitas, e pode ser servido em forma de sanduíche. Terça tem Picanha na brasa com batata rústica em aroma de alecrim ao molho de mostarda al’anciene e cerveja puro malte. Segunda é outro dia concorrido: tem escondidinho de aipim com carne-seca e steak burger à Califórnia, um hambúrguer de carne feito na casa com ricota, tomate cereja assado, molho de mostarda e mel e abacaxi grelhado.

 

CUISINART – Rua de Santana 182, Centro. Tel. 2221-0361. De seg. a dom, das 11h às 15h. Aceita cartões.

 

 

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: