E o blog volta à ativa, ensaiando para trilhar novos e saborosos rumos a partir de 2016

Depois de 15 anos trabalhando intensamente como jornalista, ainda que lidando com coisas deliciosas como viagens, comidas e bebidas (mas com plantões, cargas horárias excessivas, estresses os mais variados etc etc etc), este jornalista que vos escreve se deu ao luxo de tirar um período quase sabático neste 2015, ano muito estranho, aliás. Quase sabático porque eu não procurava trabalho, mas se ele pintasse, eu fazia. Entre outras razões, além da grana, porque se alguém encomenda algo a um free lancer, e essa pessoa diz que não pode fazer, possivelmente será esquecida em projetos futuros, abrindo espaço para alguém ocupar o seu espaço. Então, fiz um monte de coisa legal, sob encomenda. Desde algumas matérias para jornais e revistas até aulas e degustações, e a produção de um guia de vinhos e a colaboração em um livro de turismo, além dos textos de um importante prêmio de restaurantes cariocas, e outras coisinhas legais.

Mesmo com vários projetos rolando, foi um delicioso, mas esquisito, período de descanso e relaxamento. Porque me sobrou muito tempo livre, e eu andava precisando muito dele. O tal do ócio criativo, estado que – dizem – nos permite reflexões e tomadas de decisões com mais facilidade e inspiração. Decidi, por exemplo, neste pouco mais de um ano desde que deixei O Globo, nunca mais voltar a trabalhar numa redação. Poderia enumerar umas 500 razão para isso, mas resumo esse quadro em poucas palavras: hoje tenho liberdade de escrever o que quiser, na hora que quiser, e da maneira que eu quiser; e as novas tecnologias permitem que se trabalhe de casa (o trânsito do Rio está insuportável), que se faça fotos e vídeos com custo baixo e alta qualidade; além da imensa vontade de fazer coisas diferentes, que  fujam das funções jornalísticas, desde palestras, cursos e degustações (virtuais, inclusive) até produzir cervejas e queijos (vinho e cachaça, quem  sabe¿), levar grupos pequenos para viagens e passeios gastronômicos, prestar consultorias para restaurantes, bares, hotéis e afins, escrever livros de viagem e guias de restaurantes, vinhos e cervejas. Sem falar na tal da liberdade física: de poder levar a filha à escola, de viajar na baixa temporada, de acordar ao meio-dia, se quisermos.  Não quero outra vida, mas chegou a hora de arregaçar as mangas novamente.

Enfim, é só pra dizer que este blog está voltando discretamente à ativa, ensaiando para 2015, quando (espero eu) ele será transformado em site, mais abrangente, maior, com crônicas, reportagens, notas, fotos, vídeos… E, o mais importante de tudo, o foco principal deixa de ser o Rio de Janeiro, e seus restaurantes. A partir de janeiro, quando (espero eu, novamente) o site for lançado, vamos tratar principalmente de turismo (no Rio, inclusive). Mas com um recorte bem específico: a gastronomia, os vinhos, as cervejas e outras delícias que fazem uma viagem valer mesmo a pena. A melhor maneira de um viajante entender um lugar e interagir com a sua cultura é através da comida. A melhor, mais rápida e, naturalmente, a mas deliciosa. E, dentro deste site, teremos o blog Rio de Janeiro a Dezembro, nome que eu tanto gosto, esse espaço, sim, vai continuar dedicado às redondezas da Guanabara, capital e interior. Ou seja, vou reunir em um único ambiente digital o trabalho que fazia como repórter e editor assistente do Boa Viagem, como colunista da Revista (e o blog Enoteca), como inspetor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e outros afazeres profissionais relativos a esses temas tão saborosos e cheios de histórias para contar e personagens fabulosos. Conto com a companhia de vocês.

Desde já, parceiros são bem-vindos. Parceiros de diversas naturezas. Sugestões, anúncios, comentários, patrocínios, curtidas e compartilhamentos: a gente agradece.

É isso, pessoal. Estaremos aqui provisoriamente por mais uns dois ou três meses. Depois, no endereço novo, que ainda não sei qual será.

 

5 Respostas to “E o blog volta à ativa, ensaiando para trilhar novos e saborosos rumos a partir de 2016”

  1. Oscar Daudt Says:

    Boa notícia, Brunão. Vc faz muita falta!

  2. Leila Says:

    Bem vindo!

  3. Adriana Marques Says:

    Parceira de comentários desde sempre, para sempre! Mesmo com minhas opiniões ranzinzas e muitas vezes “peculiares”. Feliz com a volta do blog!

  4. Fernando Cianci Says:

    Que bom que voltou Bruno Comentei poucas vezes aqui, mas estava fazendo falta. Mesmo que eu não possa ir a todos os restaurantes que você menciona, fico encantado com que escreve. Quando lançar o site novo,não esqueça de migrar todo esse conteúdo fantástico que escreveu no seu blog. Abraço e divirta-se muito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: